Fetiesc

O futuro do fator previdenciário

 
 

O ano de 2011 deverá ser decisivo e promissor quanto a extinção ou modificação do fator previdenciário para os benefícios do Regime Geral da Previdência Social.

Fator previdenciário é um elemento que passou a integrar o cálculo do valor dos benefícios de aposentadoria por tempo de contribuição e por idade do INSS a partir de novembro de 1999. Como sua fórmula leva em consideração, além do tempo de contribuição do segurado, também sua idade e expectativa de vida no momento da aposentadoria, na prática o fator previdenciário tem servido como um substancial redutor do valor das aposentadorias por tempo de contribuição.

Desde que surgiu o fator previdenciário tem sido objeto de muita polêmica, resultando em muitos embates políticos, jurídicos e legislativos.  Ao menos duas investidas legislativas para acabar com o fator previdenciário resultaram em grande repercussão na mídia e desencadearam acalorado debate sobre tema.

O embate que chegou mais perto do objetivo de por fim ao fator foi a aprovação pela Câmara dos Deputados e referendada pelo Senado, nas vésperas da última eleição presidencial, de uma Emenda a MP nº 475/09, a qual tratava do reajuste dos benefícios do INSS,  aprovando o fim do fator previdenciário, mas a matéria acabou sendo vetada pelo Presidente Lula.

Entretanto, o assunto continua em pauta e os principais desdobramentos giram em torno da votação pela Câmara dos Deputados, do PL 3299/08 – que trata da extinção do Fator Previdenciário e muda a forma de cálculo dos benefícios da Previdência.

A matéria já foi aprovada pelo Senado e se encontra na mesa da Câmara aguardando votação. Juntamente com o PL 3299/08 devera ser apreciado o projeto substitutivo de autoria do relator da matéria, Deputado Pepe Vargas, que prevê a manutenção do fator, mas cria a chamada regra 85/95, que é soma da idade e do tempo de contribuição do segurado e em cuja situação o fator não seria aplicado no cálculo do benefício.

Portanto, a matéria estará em pauta no próximo ano e ao menos três aspectos indicam que o fator previdenciário deverá ser extinto ou sofrer significativa mudança para melhor. O primeiro fato é que em duas oportunidades o Congresso Nacional já demonstrou intenção de extinguir o fator; o segundo é que o próprio Governo admite negociar mudanças nas regras e mesmo após as eleições têm ocorrido declarações neste sentido; o terceiro é que no próprio Poder Judiciário já começam a pipocar decisões favoráveis a não aplicação do fator previdenciário em algumas hipóteses.

De toda forma, é prudente aguardar o desfecho do assunto antes de requerer benefício de aposentadoria por tempo de contribuição, pois não há garantia de que eventual extinção ou mudança no fator previdenciário será retroativa e as decisões judiciais sobre o tema ainda são minoritárias. direito através de ação judicial.

Dr. Matusalém dos Santos
Assessor Jurídico da Fetiesc
Especialista em Previdência Social
Comunicacao

Comunicacao

3 comentários

  • SUGESTÕES DE ALTERNATIVAS AO FATOR PREVIDENCIÁRIO.

    ALTERNATIVA A)
    Aumento real aos aposentados e substituição do Fator Previdenciário pelo *Fator Incentivo.
    *facultativo aos que completam o tempo de contribuição e desejarem postergar a aposentadoria, recebendo por isto um bônus para cada ano a mais de contribuição.

    ALTERNATIVA B)
    Aumento real aos aposentados e substituição do Fator Previdenciário pela Soma da Idade com o Tempo de Contribuição:
    80M/85H = Fator 0,80
    85M/90H = Fator 1,00
    90M/95H = Fator 1,20

  • As palavras Fator Previdenciário são as palavras mais desagradáveis e terríveis que nós brasileiros estamos acostumados a ouvir. O nosso Ministério sempre afirma que é uma vergonha, um desrespeito e a continuação delas é a vilã da sociedade do trabalhador brasileiro. Por que o Ministério publica, aceita dar entrevistas e finge dar uma resposta afirmativa para ludibriar os trabalhadores que estas palavras terão realmente seu fim. Todo mundo sabe que é inconstitucional e foi criado apenas como uma sangria para cobrir gastos desnecessários de nosso governo e para os desonestos a facilidade de apoderar-se dessa imensa riqueza. O que gostaríamos é que todos os Poderes falassem e que se tornasse público ao afirmarem categoricamente: Nós não queremos acabar com o fator, tanto nós, como todos os Poderes, principalmente o Judiciário que pensavam que os protegiam. Portanto vamos continuar com o fator e iremos torná-lo mais perverso ainda, pois os trabalhadores que lutam, transformam sempre para o bem este País não merecem consideração nenhuma por parte de nós que os representamos. Tudo que pudermos fazer para subtrair-lhes o que é de direito faremos com todas as nossas forças e principalmente criando condições para os senhores trabalharem mais para nós, juntaremos todos os nossos esforços pra conseguirmos sempre mais daquilo que vocês conquistarem e construírem, afinal de contas somos Os Grandes e vocês nada mais são que a ralé, melhor dizendo, Os Nossos Escravos. Finalizando, tomem as providencias que quiseram, mas caso não saibam, somos inatingíveis e nada nos destrói, pois este Éden de riquezas sempre nos pertenceu, pertence e sempre pertencerá.

    Ass. Os Proprietários do Brasil.

  • Tenho uma solução para substituir o dinheiro que nos “roubam” com o fator previdenciario, é só diminuir os salarios dos politicos e automaticamente, suas aposentadorias volumosas. Tenho certeza, que ainda vai ficar muito dinheiro em caixa. O trabalhador já ganha seu dinheirinho suado, e quando pensa em aposentar, por motivos diversos, tem uma decepção enorme com a redução devido ao fator previdenciario. Adotem já a fórmula de 85/95, e bola pra frente. Tenho certeza que vão arrumar outro jeito de “apurar” dinheiro para previdencia. Vamos gente, a fila anda; tem muita gente morrendo sem ter o prazer de desfrutar o tempo de aposentado com seus familiares; de realizarem seus sonhos, mesmo depois de aposentados. Coloquem a mão na consciencia, e não adianta ficar reunindo com “um e outro”, às escondidas, na intenção de levar vantagem (Deus vê tudo)ou de preocupar em deixar dinheiro em caixa, afinal este dinheiro da previdencia não é para saude do povo, então, ele tendo o que realmente lhe é de direito, vão viver seus dias com mais satisfação e prazer.