Fetiesc

Plásticos de Criciúma têm reajuste de 10%

CRICIÚMA (02/05/2011) – Os mais de 8 mil trabalhadores das indústrias plásticas de Criciúma e região recebem seus salários nesta sexta-feira com 10% de reajuste, sendo 3,7% de aumento real. A última etapa do acordo coletivo da categoria foi concluída na sexta-feira que passou, quando o sindicato patronal das indústrias de plásticos descartáveis (copos e pratos entre outros produtos) finalmente cedeu e evitou que a categoria entrasse em greve nesta segunda-feira.

“Na semana passada o sindicato patronal da indústria de plásticos flexíveis, que produzem embalagens e rótulos, ofereceram 10% de reajuste e em oito assembléias regionais os companheiros aceitaram o acordo; o sindicato da indústria de plásticos descartáveis, no entanto, se mostrou intransigente e oferecia apenas a inflação do período, de 6,3%”, relata o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas, Carlos de Cordes, o Dé.

“A categoria, por isso, decidiu pelo Estado de greve, que comunicamos oficialmente ao sindicato patronal na manhã de sexta-feira”, acrescenta Dé. Assim que o estado de greve foi comunicado, faixas foram estendidas nas principais fábricas da região. O “Estado de greve”, contudo, não durou mais que seis horas. No meio da tarde os patrões se reuniram e decidiram acompanhar o outro segmento, de plásticos flexíveis, e encaminhou proposta de reajuste de 10% à diretoria do sindicato profissional.

Os trabalhadores também conseguiram manter  e ampliar o abono anual, que os patrões queriam transformar em abono de férias. “Quem já gozou férias nesse ano só receberia no ano que vem e a categoria foi contrária”, ilustra Carlos de Cordes. Assim a categoria receberá abono  de R$ 450,00, em duas parcelas, nas folhas de maio e junho. O abono, no ano passado foi de R$ 400,00

Outra nova conquista foi a ampliação do aviso prévio para quem tem mais de 15 anos de empresa, que passa a ser de 75 dias. Até o ano passado o sindicato havia conquistado aviso prévio de 60 dias para quem tinha mais de seis anos de empresa e agora insere mais uma faixa nesse benefício.

Comunicacao

Comunicacao