Fetiesc

Greve em Criciúma – Coposul

Trabalhadores aceitam proposta e retornam ao trabalho, na Coposul

Direção da empresa recua e propõe pagamento das verbas rescisórias de forma parcelada

Criciúma – Os trabalhadores da empresa Coposul, Indústria de Copos Plásticos e Pratos Descartáveis, retornaram ao trabalho na manhã desta segunda-feira (22), logo após a Assembléia que avaliou e aprovou a proposta feita pela direção da empresa sobre parcelamento das verbas rescisórias dos 17 trabalhadores demitidos dia 30 de junho. Organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região, os mais de 300 trabalhadores iniciaram a greve na madrugada e não retornariam ao trabalho, em solidariedade aos demitidos, caso a direção da Coposul não garantisse o pagamento dos salários, de 40% da multa do FGTS e as demais verbas, como 13º salário, férias e aviso prévio indenizado, entre outros direitos trabalhistas.

Às 4h30min os trabalhadores do setor de Extrusão da Coposul paralisaram as atividades e em menos de três horas depois a direção da empresa formalizou a proposta de acordo junto ao Sindicato, comprometendo-se a pagar o total das verbas rescisórias, no valor aproximado de R$ 190 mil, em 10 parcelas iguais. “A empresa deve pagar cerca de R$ 19 mil por mês, proporcionalmente, aos demitidos”, explica o vice-presidente do Sindicato, Joel Bittencourt. A direção do Sindicato já havia conseguido judicialmente a liberação do FGTS depositado e do seguro desemprego aos trabalhadores demitidos, muitos deles com mais de 20 anos de trabalho na Coposul.

“Os trabalhadores entenderam que amanhã eles próprios poderiam ser injustiçados e aderiram à greve, em solidariedade”, analisa Joel Bittencourt. Ele lembra que a empresa “sacaneou” ao demitir os trabalhadores cinco dias antes de ingressar com pedido de recuperação judicial, o que aconteceu dia 4 de julho. “Em um processo de recuperação, os trabalhadores seriam ressarcidos a perder de vista. A greve foi a forma de chamar a atenção dos patrões”, afirma Joel. “Está dado o recado, aqui no nosso Sindicato vamos pra cima e paramos a fábrica. Parabenizamos e agradecemos aos demais trabalhadores da Coposul”, finaliza o vice-presidente Joel Bittencourt.

FOTOS:

Dé e Dr. Edson com os trabalhadores

Dé - Presidente do Sindicato

Diretoria e Trabalhadores

Comunicacao

Comunicacao

2 comentários

  • A representação sindical é que garante que práticas viciadas e que buscam brechas na lei não sejam exercidas pelas empresas.
    Essa experiência marca o papel do sindicato, comprometido e atendo na defesa dos direitos dos trabalhadores.

  • Companheirada de Criciúma

    Parabéns pela rápidez da ação. É assim que se faz. Ações desregadas e que não coadum com a vivência mínima de respeito para com os trabalhadores devem ser ressaçadas com atos que indiquem e configurem a força da classe trabalhadora.

    Novamente congratulações pela ação de GREVE e pela solução do problema dos trabalhadores que dependem unicamente do nosso modo de agir e de operar em nome destes trabalhadores.

    Abraços.