Fetiesc

Químicos recebem 8% de reajuste

Trabalhadores Químicos de SC conquistam 8% de reajuste salarial

Itapema – Os trabalhadores e trabalhadoras do setor Químico de Santa Catarina conquistaram 8% de reajuste salarial, como resultado da negociação coletiva de trabalho 2011/2012 com o sindicato patronal. A rodada de fechamento da negociação aconteceu na manhã do dia 29 de agosto, na Fetiesc, em Meia Praia, Itapema. O pagamento do reajuste é retroativo a 1º de agosto. Como a inflação/INPC do período foi de 6,78%, o aumento real de salário chegou a 1,12%. A nova Convenção Coletiva de Trabalho beneficia os trabalhadores e trabalhadoras Químicos de Biguaçu, Brusque e Região, Jaraguá do Sul e Região, Rio Negrinho e Região e de Três Barras e Região, todos filiados à Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de SC) e que desencadearam Campanha Unificada com o lema “Unidos somos fortes”.

Pela Convenção, o Piso Salarial da categoria obteve reajuste superior aos demais salários, de 10,42%, e passou para R$ 761,20. A comissão de negociação dos trabalhadores ainda conseguiu incluir no texto o direito ao pagamento de férias proporcionais aos trabalhadores, com qualquer tempo de trabalho na empresa, além de aviso prévio de 45 dias para trabalhadores com mais de 45 anos e cinco anos de trabalho na mesma empresa, e de 60 dias para trabalhadores com idade acima de 45 anos e 10 anos dedicados à empresa.

Negociação dos QuímicosFoto da esquerda para direita: Ednaldo (presidente do STI. Químicos Brusque); Dr. Jonni (advogado da Fetiesc); Martini (presidente da Fetiesc); Sérgio Ferrari (presidente do STI. Químicos de Jaraguá do Sul); Egbert (presidente do STI. Químicos de Rio Negrinho); Hamilton (presidente do STI. Químicos de Três Barras) e Sérgio (presidente do STI. Químicos de Biguaçu)

Comunicacao

Comunicacao