Fetiesc

Ato em memória das vítimas do trabalho

 
Florianópolis –
O Movimento em Defesa da Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora Catarinense (Movida) realiza nesta quarta-feira (dia 25), em Florianópolis, o Ato Público em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho. A mobilização deve reunir pelo menos 2 mil pessoas, a partir das 8h30min, na Praça Tancredo Neves, onde acontece o Ato Público prosseguindo, depois, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. O Ato Público é em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho, cuja celebração ocorre em nível internacional, anualmente, no dia 28 de abril.

As entidades organizadoras do Ato planejam a distribuição de 10 mil folders informativos para alertar a população quanto à necessidade de humanizar as relações de trabalho em nossa sociedade. O Movida é formado por dezenas de entidades dos movimentos sindical e social de Santa Catarina, entre elas, centrais sindicais, a Fetiesc, o Sinergia e as Associações de Portadores de Doenças Profissionais espalhadas pelo estado. A transmissão será ao vivo em vídeo, a partir das 9h, por meio do portal Desacato (Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura) e pela página do Desacato no Facebook e pelo Twitter, seguindo o @desacatobrasil.

“Trabalhar para viver, não para morrer” é o lema do Movida, em 2012. O objetivo dos dirigentes sindicais, dos portadores de doenças profissionais e das vítimas de acidentes de trabalho é denunciar o modelo capitalista excludente em que vivemos e protestar contra as condições desumanas de trabalho, através dos seguintes eixos centrais: defesa do trabalho decente, livre das doenças ocupacionais e dos acidentes; implantação das 40 horas semanais de trabalho sem redução de salário; fim da precarização do trabalho e
do fator previdenciário; instalação da CPI das Perícias Médicas; fim do assédio moral e da discriminação no trabalho e na defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) 100% público.

Comunicacao

Comunicacao