Fetiesc

Certidões Negativas de Débito Trabalhista expedidas passam de 9 milhões

A Justiça do Trabalho já expediu mais de 9,2 milhões de Certidões Negativas de Débitos Trabalhistas (CNDT) e mais de 370 mil processos deixaram o Banco Nacional de Débitos Trabalhistas (BNDT) desde janeiro deste ano.

Nesse período, foram mais 105 mil partes, entre pessoas jurídicas (52 mil) e físicas (53 mil), que tiveram seus registros excluídos do cadastro de devedores. “São aproximadamente um milhão de certidões por mês, mais de 30 mil por dia”, destacou o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen. “Não tenho notícia de nenhum serviço público com tamanha procura no Brasil.”

A CNDT, obrigatória para a participação em licitações públicas, foi criada pela Lei 12.440/2011. Para o presidente do TST e do CSJT, “são perceptíveis os seus efeitos positivos, notadamente pelo incentivo à quitação das dívidas trabalhistas”. A única forma de ser excluído do cadastro do BNDT é por meio do pagamento dos débitos. De acordo com o ministro Dalazen, já foram superadas as expectativas da época do envio pelo TST do anteprojeto com a proposta de instituição da CNDT, que foi criada com o propósito de proteger o Estado na compra de produtos e serviços por meio de licitações. “A administração pública, de acordo com a jurisprudência do TST, pode responder subsidiariamente pela dívida trabalhista caso a empresa terceirizada não pague a dívida”, lembrou.

Como efeito colateral positivo, a Certidão beneficia o trabalhador, ao contribuir para a quitação dos débitos, aumentando a execução.

Fonte: TST

 

Comunicacao

Comunicacao