Fetiesc

Fetiesc participa de Agenda com Ministro do Trabalho em Criciúma

No dia 29 de julho de 2013 o Presidente da Fetiesc, Idemar Antônio Martini e o Professor de Formação Sindical, Sabino Bussanello participaram de uma maratona de eventos sindicais, envolvendo abertura de cursos, debates e atividades formação promovidas pelos sindicatos de trabalhadores dos setores de Extração de Carvão e Químicos bem como de reuniões específicas com representantes dos segmentos empresarias de Criciúma e Região. Ao todo foram quatro atividades que contaram com a presença incansável do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias e do Superintendente Regional do Trabalho, Viegas.

Pela manhã, ocorreu a abertura do XIII Seminário CIPAMIN (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração), promovido pela Federação Interestadual dos Mineiros, com cerca de 80 participantes e tendo como objetivo qualificar cipeiros responsáveis pela saúde, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores no interior das minas de carvão. Em sua intervenção, o Presidente da Fetiesc deixou claro que “se tivermos que perder a vida para trabalhar, o melhor é não trabalhar, pois, com informação e bom senso é possível prevenir e cuidar da vida dos trabalhadores”, destacou Martini.

foto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Laís Mari Rabelo

 

Por sua vez, o Ministro do Trabalho, Manoel Dias afirmou que “apesar da crise mundial, o Brasil é o único país do G20 que está conseguindo enfrentar a crise com crescimento econômico, distribuição de renda e geração de empregos. Em média são criados 120 mil novos empregos/mês. Entretanto, esta realidade tem que vir acompanhada de emprego descente, com segurança e qualidade de vida para todos os trabalhadores brasileiros”, enfatizou o Ministro.

Seguindo a maratona de atividades, Manoel Dias almoçou com empresários, recebendo deles um rool de reivindicações e proposições dos segmentos patronais. Já na parte da tarde, o Ministro Maneca deu entrevista a colunistas da imprensa local e, logo em seguida, estabeleceu um processo de diálogo e debate com cerca de 80 lideranças sindicais de trabalhadores, onde os mesmos expuseram as preocupações com relação à falta de estrutura e pessoal da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho; as dificuldades de fiscalização e autuação junto às empresas infratoras e que descumprem normas e preceitos do Trabalho Seguro; as preocupações com relação às terceirizações e precarizações no mercado de trabalho etc.

À noite, o Ministro encerrou suas atividades oficiais, proferindo uma palestra para mais de 100 pessoas dentre elas empresários, sindicalistas e participantes do 1º Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador no Ramo Químico, onde entregou os certificados para alunos que completaram cerca de 20 horas de curso sobre a qualificação profissional na área de saúde e segurança do trabalho. Esta atividade é resultado da mobilização do Movida, realizada em Criciúma, no último dia 25 de abril.

      foto3x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Luiz Henrique Fogaça

 

 

Comunicacao

Comunicacao