Fetiesc

Importante resultado do PIB brasileiro no segundo trimestre

Hoje (30) pela manhã o IBGE divulgou o resultado oficial do PIB para o segundo trimestre. Foi um resultado muito positivo. O dado oficial revela um crescimento de 1,5% do PIB no segundo trimestre, com relação ao primeiro, na série com ajuste sazonal. A título de comparação, no mesmo período, as economias do Japão e Estados Unidos, que apresentaram recuperação, cresceram 0,6%, mesma taxa registrada no Reino Unido. A França cresceu 0,5%; a Alemanha 0,7% e na zona do euro o crescimento do período, também em recuperação, cresceu 0,3%. O Brasil que, vale lembrar, tem a sexta maior economia do mundo, cresceu 1,5%.

Sem título1

A publicação do IBGE destaca o crescimento da agropecuária e dos investimentos (FBCF). De fato, esses indicadores voltaram a contribuir no segundo trimestre com o maior crescimento do PIB. A FBCF cresceu 3,6% sobre o primeiro trimestre (havia crescido 4,7% no primeiro) e 9,0% com relação ao segundo trimestre de 2012. A taxa de investimentos (FBCF/PIB) no segundo trimestre de 2013 foi de 18,6%, no mesmo período do ano passado havia sido de 17,9%. A agropecuária cresceu 3,9% sobre o primeiro trimestre e 13,0% sobre o segundo trimestre do ano passado.

Esse informativo destaca, no entanto, o resultado da produção industrial nesse período recente. A indústria tem crescido em um ritmo maior do que o setor de serviços. Sobre o primeiro trimestre, o crescimento da indústria foi de 2,0%, e comparado ao segundo trimestre do ano passado, o crescimento foi de 2,8%. O setor de serviços cresceu, respectivamente, 0,8% e 2,4%. Esse resultado é importante porque revela a recuperação da atividade industrial. Os estímulos do governo parecem demonstrar seus impactos.

Cabe evidenciar o resultado da indústria de transformação. Com relação ao primeiro trimestre, o valor adicionado pela indústria de transformação cresceu 1,7%. Com relação ao segundo trimestre do ano anterior, o crescimento foi de 4,6%. Ou seja, foi um trimestre positivo para a indústria de transformação. Conforme foi apresentado em informativos anteriores, o setor de bens de capital puxou esse crescimento. Todos os setores da indústria – incluindo a extrativa mineral, a de construção e a de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana -, tiveram resultados positivos no segundo trimestre, seja comparando com o primeiro ou com o mesmo período do ano passado.

O PIB cresceu 3,3% no segundo trimestre de 2013, com relação ao mesmo período de 2012. Nos últimos doze meses o crescimento foi de 1,9%, e no primeiro semestre de 2013 o crescimento foi de 2,6%, comparado com o primeiro semestre de 2012. Segue quadro com os indicadores.

Sem título2

webmaster

webmaster