Fetiesc

Sintrivest Investe na Formação Sindical

No dia 14 de agosto de 2013, ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque – Sintrivest mais um curso de Formação Sindical para a diretoria do Sindicato. A atividade fez parte da programação de formação desenvolvida pelo Sindicato em parceria com a Escola Sindical da Fetiesc, com foco na formação de líderes e dirigentes sindicais.

O curso foi ministrado pelos assessores da Fetiesc, professor Sabino Bussanello e o advogado, Dr. André Bevilaqua. Ambos desenvolveram temas como a origem do sistema capitalista, a história do movimento sindical e alguns direitos individuais conquistados ao longo da história de luta dos trabalhadores brasileiros. O curso permitiu, também, que se analisassem algumas ideias e concepções praticadas pelas lideranças sindicais, no contexto da realidade brasileira, bem como, certas estratégias utilizadas pelos patrões e o Aparelho do Estado Brasileiro, no sentido de amordaçar e enfraquecer a atuação do sindicalismo e da classe trabalhadora como um todo.

Avaliamos que a experiência formativa possibilitou agregar novos conhecimentos aos participantes, esclarecendo dúvidas e gerando uma postura pro ativa junto aos dirigentes sindicais. Algumas falas dos participantes sintetizam muito bem o momento formativo vivido. “Pensávamos que certas coisas do sindicalismo eram benéficas aos trabalhadores, mas, na prática, apenas favorecem o patrão. Por isso, é muito importante conhecer mais sobre a história do sindicato e do sindicalismo e, também, conhecer os nossos direitos e deveres como empregados, aquilo que está na CLT, os direitos de férias e aquilo que as empresas fazem com a gente”, destacaram alguns participantes do curso.

 Saímos convencidos de que o processo formativo trouxe reflexões importantes para a mudança de postura e da prática dos dirigentes vestuaristas, além de ser um eficaz instrumento multiplicador de conhecimento junto às bases.

VestBruX

webmaster

webmaster