Fetiesc

Movida promove Ato Público em Joinville

Trabalhadores e trabalhadoras de todo o Estado estão convocados a participarem do Ato Público em memória das vítimas de doenças e acidentes de trabalho, dia 28 de abril, em Joinville. A chegada e concentração dos manifestantes está marcada para as 9 horas, na sede social do Sindicato dos Comerciários de Joinville (rua Urussanga, 211 – fundos, Bairro Bucarein). Em seguida (9h30min), caminharão rumo à Prefeitura Municipal, onde lideranças do Movimento entregarão às autoridades locais (prefeito, vereadores, INSS, empresários e procuradores do trabalho) documento oficial contendo as principais reivindicações e bandeiras de lutas. Em passeata seguirão pelas ruas da cidade, concentrando-se na Praça da Bandeira (ao lado do terminal de ônibus), onde farão Ato Público em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, por volta das 10 horas.

O Ato é promovido pelo Movida – Movimento em Defesa da Saúde, Segurança e Qualidade de Vida de Classe Trabalhadora Catarinense – há vários anos, sempre em uma cidade diferente do Estado. A organização do Ato é da Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina), UGT (União Geral de Trabalhadores), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Força Sindical, Sinergia, entre outras entidades dos movimentos sindical e social.

A meta da Comissão Organizadora é de reunir aproximadamente 2 mil pessoas. Ano passado, cerca de 1.500 trabalhadores e trabalhadoras de todo o Estado marcharam juntos, no Ato realizado em Criciúma, e o mesmo sucesso é esperado para este ano. “Vamos fazer o melhor possível, esperamos que a cada ano o ato tenha mais e mais participantes”, afirma o presidente do Sindicato dos Comerciários de Joinville e presidente estadual da UGT, Waldemar Schulz, o Mazinho. A primeira reunião de planejamento do Ato aconteceu no dia 18 de fevereiro, na Recreativa dos Comerciários, em Joinville. Estiveram presentes cerca de 25 dirigentes sindicais do Estado.

O coordenador do Movida, professor Sabino Bussanello, lembra que o Ato representa a determinação do movimento sindical em reduzir o número cada vez mais alto de acidentes e doenças do trabalho. De acordo com ele, Santa Catarina é campeão em acidentes de trabalho, com uma média de 7,64 mortes por mil habitantes, índice bem acima da média de outros estados brasileiros como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. “Quando descobrimos estes dados, desencadeamos uma campanha de conscientização, educação e prevenção procurando reduzir em pelo menos 30% esses números alarmantes”, explica o professor.

O foco principal do Ato deste ano é “sacudir a sociedade catarinense e joinvillense chamando a atenção de governantes, empresários, órgãos públicos e movimentos sociais e sindicais para estancarem esta epidemia de acidentes e doenças provenientes do trabalho. Queremos trabalhar para viver, não para morrer”, salienta o presidente da Fetiesc, Idemar Antônio Martini, destacando ainda que serão feitas visitas à Assembleia Legislativa e Tribunal Regional do Trabalho para travarem essa luta em conjunto.

movida1

movida3

movida2

webmaster

webmaster