Fetiesc

Fetiesc promove neste domingo o Encontro da Mulher Trabalhadora

Neste domingo, dia 23 de março, acontece o 15° Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora da Fetiesc. A estimativa da comissão organizadora é de que cerca de 400 trabalhadoras de todo o Estado estejam presentes ao Encontro, que se realiza no Centro de Educação Sindical da Fetiesc, em Meia Praia, Itapema, a partir das 9 horas, numa homenagem da Fetiesc ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O tema deste ano é Saúde da Mulher Trabalhadora, abordado por especialistas no assunto nas áreas da ginecologia, direito e nutrição. Ano passado o tema em debate foi Violência Doméstica.

O Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora é uma atividade que acontece todos os anos e é promovida pela Secretaria da Mulher da Fetiesc, coordenada pela diretora do Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário de Timbó, Elfi Lemke. O tema deste ano expressa a realidade das mulheres trabalhadoras, que ficam doentes por causa do trabalho e não sabem dos seus direitos, sofrem com alimentação inadequada e muitas vezes não têm conhecimento de métodos de prevenção às doenças ginecológicas. “Os Encontros são para formar e informar a mulher trabalhadora, além de promover a integração e a troca de experiências”, afirma Elfi.

Palestrantes

No ato do credenciamento todas as mulheres receberão um kit com a quinta edição da Revista Desperta Mulher, uma squeeze alusiva ao dia 8 de março e também uma camiseta do Encontro. Já confirmaram presenças as deputadas estaduais Ana Paula Lima (PT) e Ângela Albino (PCdoB), integrantes da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa. Representantes do Cedim (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher) e da UBM/SC (União Brasileira de Mulheres) também estarão presentes. Após a solenidade de lançamento da Revista Desperta Mulher haverá uma apresentação do Teatro Biriba.

Posteriormente, será formada uma mesa redonda com bate-papo e participação da médica ginecologista Miriani Finilli, da nutricionista Helouse Odebrecht e da advogada trabalhista Dilma Marquetti, que irão responder a perguntas da plateia. “A intenção é que muita informação seja repassada às mulheres, de uma maneira leve e descontraída”, adianta Elfi Lemke. Ao final, será servido coquetel (doces, salgados e mesa de frutas), em frente à praia, no gramado da Fetiesc. A previsão é de que o Encontro termine às 16 horas.

webmaster

webmaster