Fetiesc

Fetiesc realiza curso de Dirigentes Sindicais de Base

Nos dias 12 a 15 de maio foi realizado no Centro de Educação Sindical da Fetiesc o Curso para Dirigentes Sindicais de Base. A realização do referido evento é proveniente da Política de Formação da Fetiesc e também resultado da pesquisa efetivada junto aos sindicatos de base, quando as diretorias solicitaram atividades formativas para seus novos dirigentes.

Sabedora desta prioridade, a Fetiesc tratou logo de viabilizar a formação da 1ª turma de Dirigentes Sindicais de Base. Participaram do curso 27 dirigentes sindicais representando 10 sindicatos. Foram quatro dias e 34 horas de muito aprendizado.

No primeiro dia de curso o Assessor de Formação da Fetiesc Professor Sabino Bussanello falou com os dirigentes sobre a função e papel dos dirigentes sindicais de base, a história do sindicalismo brasileiro e também origem do sindicalismo, atuação do estado e modelos econômicos no Brasil. No segundo dia o economista do Dieese, Mairon Edegar Brandes, abordou temáticas relacionadas ao Contexto Econômico, Perspectivas das Indústrias e Desafios dos Trabalhadores (as) da Fetiesc; na parte da tarde contou com a intervenção do advogado trabalhista Dr. André Bevilaqua que ministrou os conteúdos relacionados aos Direitos Trabalhistas Coletivos no Brasil.

No terceiro dia a temática girou em torno da Saúde e Previdência Social, onde, novamente o professor Sabino Bussanello explanou sobre a importância social do MOVIDA em Santa Catarina, movimento do qual parte dos presentes haviam participado do Ato Público no dia 28 de abril em Joinville (em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho). Em seguida o advogado Dr. Matusalém dos Santos falou sobre a Previdência Social e os Direitos dos Trabalhadores, permitindo aos participantes debaterem e tirarem suas  dúvidas sobre o tema. Na parte da tarde, o curso contou com a colaboração e experiência do médico e perito do trabalho, Dr. Roberto Ruiz. Roberto abordou questões relacionadas ao mundo do trabalho como as doenças profissionais, as LER´s DORT´s, a prevenção, segurança e saúde do trabalhador (a), expondo um amplo leque de exemplos e experiência desenvolvidas pelos sindicatos, Ministério Público do Trabalho e empregadores. Roberto, também, participou como palestrante nas Macro conferências Regionais sobre Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Na manhã do último dia de curso contou com o advogado Dr. Divaldo Amorim que falou sobre os Direitos Individuais no Brasil. Divaldo dinamizou um processo educativo permitindo que os participantes questionassem e tirassem suas dúvidas com relação às questões trabalhistas sentidas pelos dirigentes de base. Para finalizar o processo formativo, os participantes contaram com o deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) que explanou sobre a importância dos trabalhadores e trabalhadoras participarem ativamente da Política Partidária e dos processos eleitorais no país. O deputado lembrou que, hoje, “aproximadamente 85% do Congresso Nacional é composto por parlamentares comprometidos com os interesses patronais, ou seja, como que os trabalhadores e trabalhadoras querem manter ou aprovar novos direitos se a maioria das pessoas vota em candidatos que não representam seus interesses de classe?! Dessa forma, se as pessoas não aprenderem a votar em representantes de sua classe verão seus direitos varridos da história e suas pautas cada vez mais minguadas de conquistas sociais”, frisou Pedro Uczai.

Para o presidente da Fetiesc, Idemar Martini “quem participou do curso, pode ter certeza de que teve acesso aos conhecimentos de primeira ponta sobre a realidade da luta sindical. Se todos os nossos sindicatos dessem a devida importância para a formação de seus dirigentes, com certeza, teríamos um sindicalismo mais atuante e protagonista de novas conquistas coletivas”, salientou Martini.

Itapema, 20 de maio de 2014.

webmaster

webmaster