Fetiesc

Encontro chama a atenção dos jovens para a participação no sindicato e na política

Cerca de 300 jovens representantes de sindicatos de trabalhadores das indústrias filiados a Fetiesc – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina e delegações vindas de Cianorte (PR) e Campo Grande (MS) participaram, domingo (21), em Itapema (SC), do 7º Encontro Estadual da Juventude Trabalhadora, tendo como tema principal “Primavera da Juventude: o Brasil também é jovem”. O Encontro possibilitou debater questões de interesse da juventude como mercado de trabalho, sindicalismo e participação política dos jovens, especialmente neste momento eleitoral vivido no país. “Queremos trazer o jovem para o movimento sindical e conversar com ele sobre a importância da política no presente e no futuro da juventude trabalhadora”, reforça o presidente da Fetiesc, Idemar Antônio Martini.

Várias lideranças sindicais e de trabalhadores passaram pelo Centro de Educação Sindical da Fetiesc, onde foi realizado o Encontro, que também contou com a presença da secretária da Mulher, Juventude e Idoso da CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria), Sônia Maria Zerino da Silva. A CNTI possui 900 sindicatos filiados e 8 milhões de trabalhadores representados em todo o país. Já a Fetiesc representa 278 mil trabalhadores catarinenses, sendo que, neste universo, 119 mil são jovens. A Secretaria da Juventude da Fetiesc é dirigida pelos sindicalistas Ednaldo Pedro Antônio e Stephania Furlani.

Cada jovem presente ao Encontro recebeu um exemplar do Estatuto da Juventude, promulgado em 5 de agosto de 2013 pela presidenta Dilma Rousseff. O Brasil possui atualmente 51 milhões de jovens. O assessor de Formação da Fetiesc e ex-prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, foi um dos palestrantes do evento apresentando um panorama geral sobre a importância da juventude no mundo, no Brasil, na região Sul e os diferentes desafios vividos pela juventude no mundo do trabalho, no sindicalismo e na política partidária.  “Somente com a participação ativa da juventude e a implantação de novas políticas públicas como ProUni, Fies, Pronatec, Bolsa Família, ProJovem, Jovem Aprendiz etc serão capazes de modificar as condições de vida e trabalho dos jovens brasileiros”. Da mesma forma, destaca-se a importância dos jovens participarem nos espaços sindicais, ou seja, “sindicato que ensina é sindicato que fascina”, salienta o professor Sabino, lembrando que “todo ser humano carrega dentro de si uma célula revolucionária” que se bem direcionada poderá contribuir, decisivamente, para o processo de mudança social.

Pesquisa feita durante o Encontro sobre a preferência dos jovens nas eleições presidenciais de 5 de outubro constatou que 39,4% votariam em Dilma Rousseff (PT), 15,3% em Marina Silva (PSD), 13,8% em Aécio Neves (PSDB) e 2% em Luciana Genro (Psol).

A programação do 7º Encontro Estadual da Juventude Trabalhadora da Fetiesc teve, ainda, a apresentação do Teatro Biriba e a intervenção do ator Robson Rodrigues que interpretou diversos papéis – de patrão e de trabalhador -, levando o público a se manifestar e se posicionar no debate político. Após a palestra os jovens confraternizaram até as 16 horas em um coquetel acompanhado de frutas, em frente ao mar e que teve animação musical do DJ Cledson, de Blumenau. “A cada ano que passa o Encontro da Juventude se consolida como um dos principais eventos de formação e organização sindical da Fetiesc”, destaca o presidente Idemar Martini.

Confira todas as fotos no Facebook da Fetiesc: http://migre.me/lRkrq

 

image009 image011

image012

 

webmaster

webmaster