Fetiesc

Quem Somos

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) é uma entidade sindical de 2º grau que congrega 43 sindicatos filiados e representa cerca de 300 mil trabalhadores e trabalhadoras no estado nas suas mais diversas categorias, como as de vestuário, fiação, tecelagem, couro, calçados, plásticos, químicos, farmacêuticos, borracha, cerâmica de louça, papel, papelão e vidros.

Fundada em janeiro de 1952, foi a primeira Federação de Trabalhadores de Santa Catarina, agregando todo o setor da indústria de transformação, tendo recebido a Carta de Reconhecimento do então Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio no dia 12 de dezembro do mesmo ano. Atualmente, a Presidência da entidade está a cargo do sindicalista Idemar Antonio Martini, oriundo da classe operária dos papeleiros da região de Lages.

A Fetiesc, por seu caráter eclético, prima por ser uma entidade autônoma, plural e democrática. Enquanto entidade de classe, sempre participou das lutas históricas de trabalhadores e trabalhadoras do estado e do país. Enquanto representação funcional, a Fetiesc divide-se em seis frentes de trabalho: i) Formação Sindical; ii) Saúde e Segurança; iii) Organização da Juventude; iv) Organização das Mulheres; v) Secretaria de Comunicação e Imprensa; vi) Secretaria de Organização, Negociação e Mobilização Sindical. Também articula convênios e filiações com várias entidades, como a Federação dos Trabalhadores Papeleiros do Mercosul (Fespam), onde Idemar Martini é Presidente, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Químicos (CNTQ).

Suas principais bandeiras de luta são pela redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais sem redução de salários, pela luta contra terceirização, pela valorização do salário mínimo, pela formação e qualificação profissional e pela saúde e segurança da classe trabalhadora.

Fetiesc 1
Sede da Fetiesc e Colônia de Férias, localizadas na rua 321, nº79 no Bairro Meia Praia em Itapema/SC.
FOTO 1
Antigo centro de Formação Sindical da Fetiesc, onde  eram realizados cursos, seminários , reuniões e encontros.
Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc