Fetiesc

Diretoria do STI. Vestuário planeja atividades de 2015

O assessor de Formação da Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina), professor Sabino Bussanello coordenou o Seminário de Planejamento da diretoria do STIVestuário para o ano de 2015. As virtudes e as qualidades mais importantes do dirigente sindical, como solidariedade, confiança, determinação, sinceridade, honestidade, força de vontade foram os pontos de destaque da palestra e que “fazem parte dos valores humanos”, conforme destacou o professor, a exemplo da capacidade de ajudar as pessoas, de acreditar na mudança, de indignar-se com a injustiça contra o próximo, virtudes elencadas pelos próprios diretores do Sindicato. O Seminário aconteceu no dia 13 de fevereiro, no auditório do Sindicato.

Entre as principais metas da diretoria para este ano estão a conquista de aumento real de salário, como resultado da campanha salarial da categoria. A data-base é em 1º de maio e a Assembleia de aprovação da pauta de reivindicações visando as negociações coletivas de trabalho acontece às 9 horas do dia 18 de abril, na sede. A realização de eventos de reflexão e integração, como os Encontros das Mulheres e da Juventude, o 2º Encontro das Aposentadas e Aposentados associados ao Sindicato, o Festival de Prêmios integram a agenda do STIVestuário para este ano, assim como a Festa da Criança e atividades esportivas, como os Torneios de Pênaltis masculino e feminino e de Truco e Canastra.

O professor Sabino Bussanello destaca a importância do planejamento de atividades: “Com planejamento as lutas ficarão mais fáceis, os caminhos mais claros e os resultados chegarão, com certeza”, disse Sabino. Ex-prefeito de Itapema, o assessor da Fetiesc valoriza a parceria da Federação com o STIVestuário, “um Sindicato que congrega mais de 25 mil trabalhadores e trabalhadoras, onde mais de 70% são mulheres heroínas, que produzem a riqueza e o bem-estar de Jaraguá do Sul e Região”.

Análise política

Sabino também avalia os momentos difíceis que o Brasil está passando, como qualquer outra Nação, muitas delas com maiores problemas ainda, com índice de desemprego de 25%, com 50% da juventude desempregada. “Felizmente não vivemos isso no Brasil, temos a menor taxa de desemprego da história do país, houve valorização salarial, o povo passou a consumir, teve acesso a bens de consumo que só a elite tinha. Hoje, um estado que induz ao desenvolvimento econômico, implantado a partir dos governos Lula e Dilma, produziu resultados fantásticos”, defende Sabino. “Fico me perguntando”, diz, “se tivéssemos outro governo, de receituário neoliberal, será que estaríamos vivendo a situação de crise de países como Grécia, Espanha, Portugal ou o próprio Estados Unidos estão passando?”

O assessor de Formação da Fetiesc lembra que são muitos os desafios e os gargalos do Brasil, “e vão desde debelar a corrupção até formarmos uma grande união para produzir um país que distribui riqueza, um país para todos e não para meia dúzia, como acontecia no passado”. Sabino cita a resistência da elite à distribuição de renda. “Quando o Brasil começa a distribuir riqueza, o povo ter acesso a bens, isso incomoda certos setores da elite e nós não podemos ter um país organizado para a elite mas para a coletividade”, adverte Bussanello, que também considera “decisiva” a luta pela democratização dos meios de comunicação: “Se o estado dá uma concessão de canal de TV e rádio, tem que regulamentar”, reforça, lembrando do Uruguai, onde recentemente foi aprovada uma Lei de Meios. “Lá está bem definido o tempo: um terço para o setor privado, outro para o setor público e o outro para os movimentos sociais. A sociedade tem que ter seus viés de comunicação. O que está errado é cinco famílias deterem esse poder no Brasil e apenas produzirem as informações que bem gostarem. Precisamos de informações democráticas, que todo mundo possa produzir e ter acesso ao conhecimento e isso não é tolher a liberdade de expressão, pelo contrário é democratizar a comunicação”, finaliza Sabino.

Professor Sabino e o Presidente do Sindicato Gildo Alves
Professor Sabino e o Presidente do Sindicato Gildo Alves
Planejamento estratégico com os diretores do sindicato.
Planejamento estratégico com os diretores do sindicato.
webmaster

webmaster