Fetiesc

Fetiesc recebe mais de 400 trabalhadoras para o Encontro da Mulher

Encontro reuniu mulheres trabalhadoras de todo o estado de Santa Catarina

Neste domingo (22) a Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina) em parceria com a CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria) realizou a 16ª edição do Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora.

Mais de 400 mulheres de todo o estado de Santa Catarina participaram do encontro representando 19 sindicatos filiados à Fetiesc. O encontro teve como tema a “Violência Contra a Mulher”, que é amplamente discutido pela Secretaria da Mulher da Fetiesc nestes 16 anos da sua existência. Nesta semana o Disque 180 do Governo Federal divulgou o aumento de casos dos mais diversos tipos de violência contra a mulher registrados pela central de atendimento especializada. Por isso, faz-se necessário debater o tema com as mulheres trabalhadoras.

O Presidente da CNTI, José Calixto Ramos prestigiou o evento e ressaltou a importância da mulher para o movimento sindical “este é um mês de glória onde no dia 8 de março se comemora do Dia Internacional da Mulher, isso porque 130 mulheres lutaram pelos seus direitos, foram trancadas em uma fábrica de tecidos e morreram queimadas. Elas reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 16h para 14h diárias. Vejam que as mulheres foram precursoras desta grande luta que travamos até hoje, como a redução de 44h para 40h semanais de trabalho’’.

O Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini ressalta a importância da participação da mulher no movimento sindical e na política, “a Secretaria da Mulher da Fetiesc se preocupa em construir mecanismos de igualdade entre homens e mulheres na sociedade e no movimento sindical. Não aceitamos a desigualdade e a violência pois elas enfraquecem a nossa vida e a nossa luta’’ E completa, “os dados da violência contra a mulher subiram nos últimos anos, e nós temos que debater e encontrar mecanismos dos quais elas possam se prevenir das agressões e saibam onde e a quem recorrer caso venha acontecer. Essa é uma luta de todos nós, não aceitamos que as mulheres sejam tratadas de tal forma”.

A palestrante Delegada da Mulher do estado do Piauí, Doutora Vilma Alves abordou sobre a violência contra a mulher e como ela trabalha o tema no estado do Piauí. A delegada afirmou que ”não importa se é pobre, se é rico, se tem formação ou não, eu sigo a Lei Maria da Penha e coloco na cadeia homem que bate em mulher”.

Em seguida abriu-se espaço para perguntas e um bate-papo com a presença da Advogada Dra. Dilma Marquetti, da Sônia Maria Zerino da Silva da CNTI e da própria Delegada Vilma Alves, onde tiraram diversas dúvidas das mulheres trabalhadoras, enriquecendo ainda mais o encontro. Ao meio-dia foi servido um coquetel com música onde as participantes puderam descontrair durante a tarde.

Veja mais fotos na Fanpage da Fetiesc: www.facebook.com/fetiesc

webmaster

webmaster