Fetiesc

Fetiesc participa de encontro sobre Saúde do trabalhador e trabalhadora

Nos dias 25 e 26 de junho aconteceu em Florianópolis o 1º Encontro Sul Brasileiro do Programa Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho que reúne participantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Representaram a Fetiesc o Tesoureiro Lorenzo Chelli Neto, o Assessor de Formação e Coordenador do Movida SC Sabino Bussanello e o parceiro da entidade Médico do Trabalho Roberto Ruiz.

A programação do encontro aborda temas como a segurança judiciária, as principais causas de afastamento do judiciário trabalhista e melhores práticas de enfrentamento, oficinas de saúde, prevenção de acidentes de trabalho, questões que envolvem a Norma Regulamentadora 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos) e incapacidades decorrentes das doenças e acidentes de trabalho além de debates de todos os temas com diversos profissionais da área.

A Fetiesc luta pela saúde e segurança da classe trabalhadora desde sua existência, em 1952. Há 12 anos criou o Movida – Movimento em Defesa da Vida, Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora Catarinense que realiza um ato público a cada ano em uma cidade diferente para chamar atenção da população e do governo municipal e estadual para os dados alarmantes de trabalhadores e trabalhadoras que adoecem e muitas vezes perdem a vida no local de trabalho. Em 2015, foi realizado na cidade de Chapecó e reuniu 3 mil pessoas na principal avenida da cidade.

O Programa Trabalho Seguro é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Tem como principal objetivo do programa é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos.

IMG_0969

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc