Fetiesc

A Importância da Mídia e da Comunicação Sindical

A comunicação está ligada a prática e a concepção sindical de todos dirigentes

O último dia da 1ª Jornada de Estudos Sindicais (quinta-feira 20.08) iniciou com a importante discussão sobre o papel da Mídia na atuação das entidades sindicais. A palestrante, Cláudia Santiago, Jornalista e Professora de História, e coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação, iniciou informando que “a Comunicação Sindical é muito peculiar, diferente de todo o restante”.

Esta característica se justifica considerando que a comunicação sindical é formada por um tripé: a direção sindical, assessoria de imprensa da entidade e pelos trabalhadores de base. Todos atores, que em conjunto, devem definir e explorar a vasta gama de ferramentas de comunicação.

A Jornalista pondera que “o sindicato que não se comunica, é como um exército sem armas”. Pois, praticar uma comunicação eficaz, é pré-requisito para o fortalecimento das lutas. Afirma ainda que “a comunicação não é uma ação isolada, ela demonstra a prática e a concepção de cada dirigente sindical”. Quanto mais atuante, mais comunicação a entidade realiza.

Explicou ainda que, a “comunicação sindical é como um mosaico, composto de ‘mil’ instrumentos, como jornal, cartilha, agenda, caderno, brindes, mídias sociais, vídeos, rádio, televisão, carro de som, panfletos, bem como a comunicação boca a boca”. Cada um com sua especificidade, mas que se complementam.

A palestrante levantou um importante debate sobre como os principais meios de comunicação nos influenciam e como nos trazem a participar de sua ideologia. Apresentam diariamente as ideias dominantes da sociedade. Estes meios de comunicação não são neutros e não estão a serviço do país. Estão a serviço de seus donos, de uma classe específica, que paga e apresenta seus interesses, de forma que a sociedade acredite ser interesse do povo brasileiro.

A grande justificativa para que os sindicatos se comuniquem é que através da comunicação e da cultura, pode haver uma transformação da sociedade. Perante isto, a jornalista desafiou cada dirigente sindical presente e aos companheiros que estão assistindo esta palestra via internet, para que se empenhem nas suas entidades a fim de implementar as ferramentas do mosaico da comunicação em suas bases.

Texto: Roberta Borges

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc