Fetiesc

Deputado Federal Pedro Uczai fala sobre Sindicalismo e Política Partidária na Fetiesc

Ou o sindicato politiza sua base ou se une com os patrões

Na manhã desta segunda-feira (17.08) acontece na Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina) abertura da 1 Jornada de Estudos Sindicais da Fetiesc e CNTI com o Deputado Federal Pedro Uczai (PT-SC) que fala sobre Sindicalismo e Política Partidária.

Em uma pesquisa realizada na base da Fetiesc, no primeiro semestre deste ano, 54% dos entrevistados acreditam que o sindicato não deve se envolver com política partidária. Segundo o Deputado Pedro Uczai, isso é reflexo da falta de politização da base e desinteresse geral por política ‘’criou-se uma ideia de que sindicato não pode ter relação com partidos políticos, de que é ruim, que política significa corrupção. Mas é preciso compreender a história, as informações falsas e verdadeiras disponíveis e entender que não discutir política com a base será o maior instrumento político para destruir os trabalhadores e o movimento sindical.’’

A Fetiesc debate a questão da política partidária há anos, em jornadas e congressos porque tem ciência que ela é importante e decisiva para o movimento sindical. Quem elege os políticos são os trabalhadores e eles precisam entender o valor e a força do seu voto. O Deputado enfatiza ‘’pode odiar, falar mal dos políticos mas são eles que em grande parte vão definir a vida e a morte do povo. Por isso, o sindicato deve politizar  a base para que projetos de lei, como a terceirização, sejam barrados na Câmara dos Deputados através da pressão do povo que tem consciência que o seu voto foi para defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras’’ e completa ‘’ os sindicatos vão se relacionar, com a direita ou com a esquerda e conseqüentemente com os partidos políticos. E essas relações existem vocês gostando ou não, criticando ou não. A base pode ter diferentes posições políticas, e o sindicato tem uma posição política e diante dela se relaciona e posiciona com a sociedade e o mundo’’.

No início da tarde o Advogado e ex Deputado Federal, Dr. Edésio Franco dos Passos falará sobre o Custeio e Manutenção do Movimento Sindical, tema extremamente relevante  uma vez que as ações do Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho tem como alvo as contribuições que mantém os sindicatos em funcionamento e na luta.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc