Fetiesc

Fetiesc apresenta trabalho realizado durante o ano para a Diretoria

No dia 11 de dezembro, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc), apresentou para os sindicatos filiados e entidades parceiras as ações realizadas durante todo o ano de 2015.  Prestigiaram a apresentação, além dos sindicatos filiados, a Central Sindical União Geral dos Trabalhadores (UGT), o Sindicato de Couro e Calçado de Parobé, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Mato Grosso do Sul (FTIMS) e o Sindicato do Papel de Guaíba RS.

Durante o ano de 2015 a Fetiesc realizou e participou de mais de 235 atividades divididas entre negociações, formação sindical, mobilizações, eleições e posses, participação em eventos externos e articulação política. Estas categorias englobam grandes ações como a pressão realizada por uma comitiva da Fetiesc no Senado Federal em Brasília em relação a terceirização, o Movimento em Defesa da Vida, Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora Catarinense (MOVIDA), o Encontro Estadual das Mulheres e da Juventude, 1º Fórum Jurídico Sindical Sul, Fórum Sindical Sul Têxtil, Depatêxtil dentre outros. No total mais de 25 mil pessoas foram envolvidas em todas as atividades.

Além da apresentação das atividades realizada pelo formador da Fetiesc, Professor Sabino Bussanello, o economista da subseção do Dieese na Fetiesc, Mairon Brandes apresentou um balanço das suas atividades na entidade. Posteriormente o Senhor Adilson Backtold (Klein Contabilidade) tirou dúvidas e falou sobre as mudanças com o uso do E-Social que é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

Após as apresentações, o Presidente Martini convidou as entidades visitantes para uma breve fala. O Presidente do Sindicato de Couro e Calçado do RS, João Nadir Pires elogiou o trabalho da federação “eu viajo muito e participo de congressos, encontros dentre outros mas digo para vocês que a Fetiesc é um exemplo a ser seguido, ela proporciona não somente para sua diretoria mas também para nós que somos de outros estados estes cursos, seminários cheios de informação e atualização para o dirigente sindical”. E completa “nós saímos daqui, e queremos fazer igual a Fetiesc”.

O Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini agradece a Diretoria pelo companheirismo “é importante ressaltar que todo esse trabalho apresentado hoje é resultado de uma diretoria atuante. Sozinhos são conquistamos nada, se temos cursos e eles são fantásticos é porque a diretoria se empenhou em mandar dirigentes para participar.” E finaliza “espero que o próximo ano tenha ainda mais lutas e conquistas do que este, nós queremos cada vez mais representar a mudança na vida do trabalhador”.

Logo após o encerramento, uma costela de fogo de chão foi servida no almoço de confraternização. A Fetiesc entra em recesso nos dias 18 de dezembro de 2015 e retorna normalmente aos trabalhos no dia 01 de janeiro de 2016.

Confira mais fotos na Fanpage: Fetiesc Federação dos Trabalhadores

IMG_6183

 

IMG_6348

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc