Fetiesc

Organização do Movida faz apresentação do evento a autoridades

A organização do 14º Movida (Movimento em defesa da Vida, segurança e Saúde da Classe Trabalhadora Catarinense) está a todo vapor. O evento acontecerá em Brusque no dia 28 de abril. Trata-se de um grande ato público para levar à população informações e lembrar os elevados índices de doenças e acidentes de trabalho.

Nesta quinta-feira, 11, aconteceu mais uma reunião de organização do evento. Dela participaram dirigentes de centrais sindicais e federações de trabalhadores de Santa Catarina, bem como sindicalistas de Brusque e região. O encontro aconteceu pela manhã, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb).

À tarde, a comitiva fez visitas a órgãos e entidades para apresentar o ato e convidar seus representantes para participação. As visitas ocorreram à Prefeitura, onde o grupo foi recepcionado pelo prefeito interino Roberto Pedro Prudêncio Neto, à Vara do Trabalho e à Associação Empresarial de Brusque (Acibr).

“As visitas serviram para informar sobre o que vai acontecer no dia 28 de abril. Deixamos bem claro que o que queremos é a segurança do nosso trabalhador. Sabemos que muitas coisas poderiam ser melhoradas se houvesse um pouco mais de consciência de ambos os lados e se trabalharmos e conjunto isso pode melhorar e muito daqui para frente”, destaca o coordenador do Fórum, João Decker.

O Movida surgiu em 2003, com objetivo de levantar a discussão sobre os problemas causados pelas doenças e mortes por acidentes do trabalho. O ato público acontece uma vez por ano, em abril, sempre em diferentes cidades. Já receberam o movimento cidades com Criciúma, Joinville, Chapecó e Florianópolis, entre outras grandes do estado.

Além do Movida, a cidade de Brusque terá um período de ações e eventos voltados às questões de segurança e saúde nos ambientes de trabalho. O projeto de lei que criava o Abril Verde, período dedicado ao tema, foi aprovado pela Câmara de Vereadores no ano passado. Palestras, audiência pública, apresentações teatrais e diversos atos marcarão o período, que terá como ponto alto a realização do Movida, em 28 de abril.

Fonte: Fórum Sindical de Trabalhadores de Brusque e Região

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc