Fetiesc

Crescem exportações de têxteis e confecções em SC

Na tarde desta segunda-feira (11), o Economista da subseção do Dieese na Fetiesc, Mairon Edegar Brandes, iniciou os trabalhos com uma análise econômica dos setores de vestuário, tecelagem, couro, calçados e fiação dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

O palestrante explica que a crise econômica é constituída de um conjunto de fatores como a crise fiscal, inflação alta, juros elevados, desemprego e recessão. Mairon ainda comenta, que apesar das quedas de vendas relacionadas a crise em alguns setores, o quadro de pessimismo diminuiu “o pessimismo tem caído entre os empresários industriais desde o fim do ano passado. Houve uma forte recuperação neste índice para o setor de calçados e têxtil”.

De acordo com uma comparação do economista, das importações dos anos de 2014 e 2015, houve uma queda de importações de um ano para outro “apesar da diminuição das importações, houve crescimento de exportações têxteis e confecções no estado de Santa Catarina e de calçados no Rio Grande do Sul”, e completa “se as empresas exportam mais, isso quer dizer que aumenta a competitividade no mercado”.

Outro dado ressaltado, foi de que a movimentação de empregos formais na indústria de transformação no primeiro bimestre de 2016, registrou saldo positivo no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já no estado do Mato Grosso do Sul e em âmbito nacional, foi negativo. Encerra a apresentação com positividade em relação a indústria “a recuperação parece estar vindo pelo ganho de competitividade promovido pelo câmbio concretizado no crescimento das exportações”, finaliza.

Assista ao vivo: https://goo.gl/1E6Y63

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc