Fetiesc

Movida reúne mais de mil trabalhadores em Brusque

No dia 28 de abril a cidade de Brusque recebeu a 14ª edição do Movimento em Defesa da Vida, Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora Catarinense (Movida). Nesta data são realizadas manifestações em todo o mundo em alusão ao “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.

A concentração do movimento aconteceu nas dependências da Fenarreco e, em seguida marchou por diversas ruas do centro de Brusque, culminando com a realização de um Ato Público, nas Escadarias da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga. Portando cartazes, faixas, bandeiras e expressando palavras de ordem os cerca de 1.000 participantes manifestaram-se em contra as doenças, acidentes e mortes provenientes do trabalho, no Brasil e em Santa Catarina. A população local solidarizou-se com a causa do movimento e a luta dos trabalhadores e trabalhadoras.

Reunidos em frente à Escadaria da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga autoridades e lideranças sindicais revezaram-se na tribuna para expressar suas ideias referentes à luta do Movida. Solidarizou-se ao movimento o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Alesc, Neodi Saretta, o prefeito de Brusque, Roberto Pedro Prudêncio Neto, o Desembargador Amarildo Carlos de Lima do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC), o Juiz do Trabalho de Brusque, Dr. Daniel Lisboa e o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, Vânio dos Santos.

Manifestaram-se, também, diversas lideranças sindicais presentes ao ato. João Decker, coordenador do Fórum Sindical de Brusque leu na tribuna a carta da Associação Empresarial da cidade de Brusque (ACIB), explicando os motivos pelos quais não iria participar do Ato Público promovido pelo Movida. Após a leitura, os manifestantes vaiaram a postura do empresariado brusquense que em nada contribui para minimizar os problemas relacionados à saúde e segurança da classe trabalhadora.

O Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini em nome de todas as lideranças sindicais manifestou sua indignação perante o posicionamento da ACIB. “Percebam, companheiros e companheiras que um Ato Público desta envergadura que cobra o investimento na prevenção dos acidentes e doenças do trabalho, os empresários preferem fechar os olhos para esses dados alarmantes como se eles não existissem ou simplesmente que aquilo que estamos dizendo é mentira. Estamos aqui unidos em benefício de toda população trabalhadora de Santa Catarina e o que nós mais queremos é mudar essa realidade massacrante de mortes, doenças e acidentes nos processos produtivos, onde as pessoas lutam para tirar seu sustento”, destaca Martini.

O Coordenador Estadual do Movida, prof. Sabino Bussanello agradeceu o empenho e a participação de todos na 14ª edição do movimento em Brusque. “Em nome da Coordenação Estadual do Movida quero agradecer profundamente todas as pessoas – trabalhadores e trabalhadoras – de Santa Catarina que participaram da 14ª edição de luta por um Brasil sem acidentes, doenças e mortes no trabalho. O evento de Brusque foi um importante fragmento da luta diária que travamos em defesa da classe trabalhadora” e reforça dizendo que “a participação de todas e de todos foi fundamental para a grandiosidade do ato que, sem dúvida, marcou a cidade de Brusque e deu uma demonstração cabal de que o Movida se diferencia na luta em prol da saúde e segurança da classe trabalhadora”.

O Movida é promovido por diversas entidades sindicais, sendo elas a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Fórum das Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e Região, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico (CNTQ), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (CONTRICOM), Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos de Santa Catarina, Núcleo dos Comerciários de Santa Catarina e Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e do Mobiliário de Santa Catarina, Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina (Fetramesc).

IMG_6744

 

Confira mais fotos, na Fanpage da Fetiesc Federação dos Trabalhadores 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc