Fetiesc

Entidades avaliam ato público do Movida

Nesta manhã (23), as entidades sindicais promotoras do Movimento em Defesa da Vida, Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora Catarinense (MOVIDA) se reuniram na Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc), em Itapema, para avaliar o ato público realizado no dia 28 de abril, na cidade de Brusque. O Coordenador Estadual do Movida, Prof. Sabino Bussanello comenta que a reunião é importante para avaliar o ato realizado “devemos medir nossos erros e acertos deste ato que denuncia o imposto de sangue que acontece diariamente sobre os trabalhadores e trabalhadoras, e assim intensificar os debates sobre saúde e segurança”.

O Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini agradece a participação das entidades “este trabalho em grupo é fundamental para que o Movida continue sendo um ato autônomo e apartidário” e completa “todo investimento é válido quando falamos sobre o bem mais importante para o ser humano, a vida. Essa luta é de todos nós”. O Presidente da Federação Interestadual dos Mineiros do RS, SC e PR (Fetiec), Genoir José Foquinha comenta que o Movida está consolidado a nível estadual e que ele deve ser nacional, quem concorda com esta afirmação é Secretário Regional da Confederação dos Trabalhadores no Ramo Químico (CNTq), João Sérgio Ribeiro quando comenta que os companheiros dos outros estados acompanharam o ato público via whatsapp, aplicativo para troca de mensagens e fotos, e ficaram muito interessados em participar da luta.

O ato público do Movida realizado na cidade de Brusque reuniu mais de 1000 trabalhadores e trabalhadoras de todo o estado de Santa Catarina. O Secretário Geral da UGT/SC, Prof. Carlos Magno elogia o ato e considera o tema de saúde e segurança da classe trabalhadora importantíssimo para a sociedade. Quem também destaca a seriedade do ato público é o Presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores de Santa Catarina (NCSTSC) Altamiro Perdoná, ele comenta que reunir mais de mil pessoas na atual conjuntura é excelente e que a cidade de Brusque entendeu o recado da rua.

O grupo de entidades escolheu uma comissão permanente para o desdobramento de ações do Movida e para avaliar a possibilidade da criação do Instituto do Movida em Santa Catarina com o objetivo de reunir e cruzar dados sobre doenças, acidentes e doenças do trabalho.

A próxima reunião da comissão permanente será realizada no dia 13 de junho, às 10h, na Fetiesc.

IMG_0265

IMG_0271

IMG_0275

IMG_0277

IMG_0297

IMG_0298

IMG_0302

IMG_0312

IMG_0268

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc