Fetiesc

Sindicalistas papeleiros sugerem ações para encontro em São Paulo

Na manhã da segunda-feira (09.05) sindicalistas papeleiros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Maranhão, Mato Grosso do Sul e São Paulo se reuniram em Itapema na sede da Fetiesc para sugerir ações para a programação do Congresso de Preparação da Campanha Salarial dos Papeleiros deste ano que acontece nos dias 5 a 7 de julho, em Praia Grande SP.

O Economista da subseção do Dieese na Fetiesc, Mairon Edegar Brandes apresentou uma análise da conjuntura atual do setor papeleiro e do momento pelo qual o Brasil passa. Mairon comenta que existe uma melhora no cenário econômico, mas que persistem as consequências dos ajustes do governo sobre a força de trabalho; os trabalhadores. Em relação aos empregos existe aumento em alguns setores e estabilidade em outros que estavam em queda. O setor papeleiro teve um aumento na exportação (celulose) e uma diminuição na importação (papel).

O grupo discutiu diversos temas atuais como as reformas trabalhista e da previdência e quais as consequências para os trabalhadores já que alteram muitos pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Como resultado da reunião os sindicalistas sugeriram algumas propostas para o congresso em Praia Grande, são elas: pauta mínima unificada, ampliação da participação das entidades de todos os estados, unificação das ações no transcorrer das negociações, ações políticas e as reformas trabalhista e previdenciária.

Uma nova reunião foi agendada para o dia 06 de junho na Federação Trabalhadores Indústria Papel Papelão Cortiça São Paulo.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc