Fetiesc

Papeleiros do todo o Brasil aprovam bandeiras de luta para negociação

Nos dias 05 a 07 de julho de 2017 aconteceu o 2º Encontro Nacional dos Papeleiros do Brasil em Praia Grande, São Paulo. Estiveram presentes dirigentes e trabalhadores do setor papeleiro de todo o país, o Presidente da Fetiesc e Fespam Idemar Antonio Martini participou do evento juntamente com o Tesoureiro Lorenzo Chelli Neto e o Economista da subseção do Dieese na Fetiesc Mairon Edegar Brandes.

A campanha unificada 2017/2018 dos papeleiros tem como tema “Avançar sempre, retroceder jamais!” que se refere à pauta de cláusulas sociais e também econômicas conquistadas nestes anos de negociação unificada. Representantes de federações e sindicatos reuniram-se em uma plenária no dia 05 a noite para debater e escrever a Pauta Unificada que foi apresentada e aprovada no último dia de evento. Esta pauta servirá de base para que os dirigentes tenham um parâmetro na hora da negociação, como afirma o Presidente da Fetiesc e da Fespam Idemar Antonio Martini “quando negociamos de forma unificada fortalecemos ainda mais a categoria, e os papeleiros estão ai pra provar que é verdade. O dirigente utiliza a pauta para se basear na mesa de negociação, queremos que os trabalhadores (as) papeleiros conquistem cada vez mais direitos através das negociações”.

Após a abertura do evento e a plenária inicial, a programação seguiu com a apresentação do Economista da subseção do Dieese na Fetiesc Mairon Edegar Brandes que falou sobre a Conjuntura Econômica Atual e o Balanço dos Acordos Coletivos, a seguir o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) apresentou o Cenário Político Social e Trabalhista. Os painéis da tarde trouxeram um Raio X do setor papeleiro e turnos de revezamento, um panorama da Reforma Trabalhista com o Juiz do Trabalho Souto Maior, e o economista Marcio Pocchman falo sobre os desafios aos trabalhadores frente a conjuntura atual. O encontro terminou com a apresentação e aprovação das bandeiras de luta retiradas em plenária no primeiro dia do evento.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc