Fetiesc

Depressão gera 5,9 mil pedidos de auxílio doença em SC em um ano

A depressão aparece como a quarta principal causa de afastamento de trabalhadores catarinenses. Posição bem superior à nacional, em que a doença aparece na 10ª posição. Se somados os episódios isolados e recorrentes, a depressão gerou 5,9 mil auxílios-doença em 2017 em SC. Para dar uma noção da gravidade do cenário, a Organização Mundial da Saúde defende que até 2020 essa será a principal causa de afastamento do trabalho no mundo.

Dor nas costas é o motivo que mais afasta catarinenses do trabalho

A médica psiquiatra Vanessa Leal explica que a incidência da doença está relacionada a vários fatores, como melhora do diagnóstico nos últimos anos, mais atenção aos sintomas e informações sobre o tema:

– Também existem alguns fatores da vida moderna, o alto nível de estresse, de cobrança, que também acabam aumentando o índice. A gente não pode afirmar que o trabalho é uma causa para a depressão, mas ele contribui para o início ou agravamento da doença.

Segundo ela, ainda há desafios para avançar no tratamento da doença. O principal deles é a resistência dos pacientes em procurar atendimento especializado.

Confira o ranking dos motivos que mais afastam trabalhadores de SC do trabalho

Fonte: Diário Catarinense

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc