Fetiesc

Fetiesc assessora sindicato em negociação no TRT

Na terça-feira, 27 de novembro de 2018, o Presidente da Fetiesc Idemar Antonio Martini esteve em Florianópolis a pedido do STI Plásticas e Químicas de Criciúma para participar de uma negociação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

A audiência de conciliação, requerida pelos patrões à justiça do trabalho de segunda instância durou seis horas e houve impasse em três pontos: aumento real de salários, homologações das rescisões de contratos de trabalho no Sindicato profissional e o valor do abono anual, que passa a se chamar Participação em Lucros e Resultados (PLR).

“A diretoria do Sindicato não abriu mão dos direitos conquistados ao longo dos últimos anos e atingimos este objetivo, contudo, acabamos não chegando ao acordo em relação a estas três cláusulas”, ilustrou Dé. Segundo ele, diante do impasse, o Tribunal Regional do Trabalho, apresentou uma proposta para fechar o acordo: reajuste de 2% (1,56% já foi repassado aos salários); serão obrigatórias, no Sindicato profissional, as homologações de rescisões de contrato de trabalho com mais de nove meses e o abono, agora PLR, de R$ 870,00 pago para todos, em parcela única, na folha de janeiro de 2019, que deve ser quitada até o quinto dia útil de fevereiro.

A comissão que representa os patrões se comprometeu em levar a proposta do Tribunal para análise de assembleia de patrões, que será realizada em 10 de dezembro. Se aceita a proposta, até 17 de dezembro a convenção coletiva firmada deve ser encaminhar ao TRT. Em caso contrário, se a proposta for rejeitada pelos patrões, a negociação continua no Tribunal, com a certeza que não termina neste ano.

Com fotos e informações da Assessoria de Imprensa do STI Plásticas e Químicas de Criciúma

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc