Fetiesc

1º de maio – Dia do Trabalhador (a)

Hoje o Dia do Trabalhador é comemorado com passeatas, manifestações, festas e também eventos de conscientização em diversos países.

A história por trás do dia 01 de maio de 1886 é de muita luta e reivindicações da classe trabalhadora. Nesta data na cidade de Chicago nos Estados Unidos, milhares de trabalhadores foram às ruas lutar pelos seus direitos e reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.  No mesmo dia ocorreu uma greve geral dos trabalhadores nos Estados Unidos.

No dia 03 de maio houve diversos conflitos entre policiais e manifestantes, o que provocou a morte de alguns trabalhadores. Houve revolta dos trabalhadores e ocorreu outro confronto onde dezenas de pessoas ficaram feridas. Após estes fatos marcantes, a Segunda Internacional Socialista, que aconteceu no dia 20 de junho de 1889, criou o Dia Internacional dos Trabalhadores, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

No cenário atual, os trabalhadores (as) enfrentam a retirada de direitos historicamente consolidados como por exemplo, a aprovação da Reforma Trabalhista, da Terceirização e agora a Reforma da Previdência que vem com a justificativa de retirar mordomias, mas afeta diretamente os mais pobres.

É hora de fortalecer as entidades sindicais e mostrar a força da classe trabalhadora para lutar contra e retirada de direitos.

 
Um dia de comemorações e de muita luta!
 
➾ Contra o fim da aposentadoria (Reforma da Previdência);
➾ Pela geração de novas vagas de emprego;
➾ Contra o desmonte do movimento sindical (MP 873);
 
#MovimentoSindical  #Sindicato  #FetiescNaLuta
Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc