Fetiesc

30M: Mobilização nacional pela educação e aposentadoria

Após a grande mobilização chamada 15M contra os cortes da educação, realizada no dia 15 de maio, as entidades estudantis marcaram um novo grande dia de luta, na próxima quinta-feira, 30 de maio. Em Florianópolis, serão realizadas ações durante todo o dia como panfletagem e assembleia com os estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Às 13h30 haverá concentração na UFSC com caminhada para o Centro até a Praça Tancredo Neves onde entidades estudantis, movimentos sociais e sindical se reunirão.

A Reitoria da UFSC anunciou que com o bloqueio das verbas fechará as portas em agosto, e executando os cortes, não terá como pagar contas básicas de água e energia elétrica. Alunos de instituições públicas de ensino irão às lutar para que a educação continue pública e de qualidade, e para isso, é preciso que tenha mais investimentos.

Outra bandeira de luta levada às ruas é a Reforma da Previdência que aumenta o tempo de contribuição onde a população terá que trabalhar por 40 anos ininterruptos para receber 100% do benefício, diminuição do valor da pensão por morte, extinção do PIS para quem ganha além de 1 salário mínimo dentre outros.

Na capitalização o trabalhador faz sua própria aposentadoria, este sistema que está previsto na Reforma da Previdência de Jair Bolsonaro falhou em 60% dos países que o adotaram, de acordo com estudo publicado em 2018 pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).  Podemos citar o Chile como exemplo onde esta mudança não deu certo e está levando a população à miséria e os idosos ao suicídio.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc