Fetiesc

Fetiesc recebe Diretoria e Conselho de Representantes para reunião

 

Conselho de Representantes

 Na quarta-feira, dia 08 de maio de 2019, realizou-se na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc), em Itapema, a Assembleia Geral do Egrégio Conselho de Representantes da entidade, instância máxima da Federação e as deliberações e decisões deste Conselho são soberanas e dita instância é formada pelos Representantes das delegações dos Sindicatos filiados, constituída de dois membros de cada Sindicato, eleitos na forma do respectivo Estatuto do Sindicato.

Dentre as diversas competências do Conselho de Representantes da Fetiesc, está aquela convocada de forma extraordinária para discussão acerca da celebração de Acordos ou Convenções Coletivas de Trabalho e outorga de poderes para a instauração de Dissídios Coletivos.

Portanto, neste dia (08.05) os Senhores Conselheiros dos Sindicatos filiados à Fetiesc, em Assembleia Geral Extraordinária, discutiram a Outorga de Poderes e a pauta de reivindicações a ser apresentada aos sindicatos patronais visando a renovação das Convenções Coletivas de Trabalho de diversas categorias.

A Fetiesc, na condição de entidade sindical de 2º grau, responde sindicalmente pela representação dos chamados “trabalhadores inorganizados”, ou seja, naquelas cidades onde não há entidade sindical de 1º grau devidamente constituída.

Assim, restou aprovado a citada outorga de poderes para a Fetiesc negociar ditas convenções coletivas, bem como, aprovaram a pauta mínima das reivindicações para discussão com os respectivos sindicatos patronais. Ditas negociações envolvem as CCT´s firmadas com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), com o Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de Santa Catarina e com o Sindicato das Indústrias do Vestuário da Grande Florianópolis, todos com data base em agosto de cada ano.

Diretoria

O Presidente da Fetiesc Idemar Antonio Martini abriu a reunião e comentou sobre as ofensivas que o movimento sindical e a classe trabalhadora estão enfrentando atualmente “devemos nos unir ainda mais neste momento para que nossa força seja multiplicada. É hora de se organizar, sair da zona de conforto, intensificar a formação sindical e criar alternativas para fortalecer a classe trabalhadora”.

O Assessor de Formação Prof. Sabino Bussanello apresentou à Diretoria da Fetiesc uma síntese das palestras e encaminhamentos que ocorreram no 13º Fórum Sindical Sul nos dias 24 a 26 de abril na cidade de Cianorte no Paraná. Os sindicalistas da Diretoria que participaram do evento avaliaram positivamente e acreditam que o trabalho deve ter continuidade “grande parte dos encaminhamentos já foram implementados em nosso sindicato. Saímos da “bolha” com todo conteúdo que assistimos nas palestras. Esta troca de conhecimento é muito enriquecedora para nosso trabalho no sindicato” afirma Elfi Lemke Presidente do STI Vestuário de Timbó.

A Diretoria aprovou a agenda de visitas que será realizada pelo Presidente Idemar Antonio Martini e assessores, no mês de maio aos sindicatos filiados. As visitas têm como objetivo conversar com os dirigentes para compreender a realidade de cada sindicato e quais ações podem ser implementadas pela Fetiesc para contribuir com o desenvolvimento do sindicato e dos dirigentes sindicais.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc