Fetiesc

Roda de conversa: A participação da juventude no movimento sindical

Na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro, a Fetiesc realizou uma roda de conversa com os jovens que participam do Núcleo da Juventude da entidade, em Itapema.

A roda de conversa foi mediada pelo Secretário Geral da Fetiesc Landivo Fisher, pelo Assessor de Formação Prof. Sabino Bussanello e pela Secretária da Juventude Stephania Frainer Furlani. Os jovens debateram temas inerentes ao movimento sindical, e principalmente, propuseram estratégias e ações para incentivar a juventude trabalhadora para ocupar os espaços de poder e participar das diretorias dos sindicatos.

O Secretário Geral da Fetiesc Landivo Fischer comenta sobre a reativação do Núcleo da Juventude da Fetiesc “nós sempre tivemos consciência de que os jovens são a renovação e a vitalidade que o movimento sindical precisa, por isso, reativamos o núcleo e queremos ouvi-los para trazer a juventude para o movimento sindical”.

O grupo conversou ainda sobre os impactos da aprovação de projetos como a reforma trabalhista, terceirização, reforma da previdência, Pec do Teto de gastos onde limita investimentos em saúde e educação. Estas ações impactam diretamente na vida dos jovens que terão que trabalhar por muito mais tempo para poder se aposentar, terão menos acesso à educação com a redução drástica de bolsas de estudo e investimentos em pesquisa, enfrentarão a alta rotatividade do mercado de trabalho e a desvalorização do trabalhador.

Para o Assessor de Formação Prof. Sabino Bussanello é preciso fortalecer o sindicalismo com a participação da juventude “a melhor forma para criarmos um diagnóstico é ouvindo a própria juventude, seus anseios e expectativas, desta forma é possível traçar estratégias para motivar os jovens para participar das atividades do sindicato e compor as diretorias”.

Como encaminhamento, serão realizados três encontros microrregionais para debater o papel da juventude na sociedade, a criação e defesa de políticas públicas voltadas aos jovens, a inserção do jovem nos espaços de poder e no movimento sindica, dentre outros. O Encontro Estadual acontecerá em março de 2020, após o encerramento das microrregionais.

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc