Fetiesc

Federações dos Trabalhadores criam Frente em Defesa do Movimento Sindical

 

Nesta terça-feira, 22 de outubro, representantes dos trabalhadores se reuniram na Fetiesc, em Itapema, para lançar a Frente em Defesa do Movimento Sindical.

O economista e supervisor técnico do DIEESE em Santa Catarina, José Álvaro Cardoso, falou sobre a atual conjuntura do Brasil e ressaltou que um dos efeitos do golpe de 2016 é a explosão da desigualdade social.  Ainda segundo José Álvaro, se formos analisar os dados do Senso desde 1960 até os dias atuais, a desigualdade nunca cresceu tanto em tão pouco tempo e afirma “um país que não investe também na sua industrialização, não gerará emprego com qualidade e por tabela abrirá mão da sua soberania”.

Segundo José Reginaldo Inácio, Secretário de Educação da CNTI, a análise de conjuntura é complexa e pode ser comparada a um jogo de futebol com gols e movimentos táticos.  Em sua palestra intitulada “Movimento Sindical Brasileiro – Desafios e perspectivas” destacou que o foco do poder não está na política, mas na economia. Segundo José Reginaldo “os donos do poder não apoiam partidos ou políticos específicos, seu apoio é de quem torna as leis e a administração do país totalmente favoráveis para suas metas de maximização de lucros” e completa sua fala ressaltando que os meios de comunicação fazem parte desta estratégia “os grandes meios de comunicação são grandes conglomerados econômicos e, portanto compõem o complexo empresarial que defende interesses próprios”.

Para o Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini “a única saída para o movimento sindical resistir e enfrentar os desafios é com a UNIDADE. O novo sindicalismo será fruto da ação junto às bases” e afirma “o segredo é filiar, ouvir e dialogar com os trabalhadores e ter a clareza da disputa das forças conflitantes do capital e trabalho”.

As Federações de trabalhadores FETICOM, FETIMMMESC, FETIAESC, FETIGESC, Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos e FETIESC criaram um Manifesto do Movimento Sindical Catarinense em Defesa da Classe Trabalhadora onde apresentam cinco propostas e deliberações.

Manifesto na íntegra-> clique aqui

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc