Fetiesc

Outubro Rosa: “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”.

 

Outubro Rosa é o mês de prevenção do câncer de mama. São realizadas ações de conscientização, voltadas às mulheres, sobre a importância de realizar exames periódicos e de estarem atentas aos seus próprios corpos.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de mama representa 25% de todos os cânceres que afetam as mulheres, é o segundo câncer que mais acomete brasileiras. Em 2019 são estimados 59.700 casos novos de câncer de mama, com risco de 56 casos para cada 100 mil mulheres.

Principais sintomas

É importante que as mulheres fiquem atentas para alterações nas mamas como caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Causas

São diversos fatores que contribuem para o surgimento do câncer de mama como o sedentarismo, consumo de álcool, envelhecimento (quanto mais idade, mais risco), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, excesso de peso e exposição à radiação ionizante.

Prevenção          

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a prática de atividade física e alimentação saudável, assim mantendo o peso corporal adequado. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Além de estarem atentas ao próprio corpo, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. A mamografia nesta faixa etária, com periodicidade bienal, é a rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseia-se na evidência científica do benefício desta estratégia na redução da mortalidade neste grupo.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc