Fetiesc

Fetiesc realiza reunião de Diretoria e comemora 67 anos de luta

No dia 12 de dezembro de 2019, realizou-se na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc), a Assembleia Geral do Egrégio Conselho de Representantes da entidade, instância máxima e que é composto da totalidade dos sindicatos filiados à Federação.

Na sequência foi discutida a campanha salarial unificada dos plásticos de Santa Catarina, com a realização da AGE do Conselho de Representantes da Fetiesc para a Outorga de Poderes à Fetiesc e aos Sindicatos que integram a negociação com data-base em 1º de abril de 2020. Fazem parte dessa negociação os sindicatos dos trabalhadores nas indústrias plásticas de Biguaçu (Sintiplabi), Três Barras (Sitipelco), Brusque (Sintiplasqui) e Plásticos Blumenau.

Reunião ordinária de Diretoria

Inicialmente, aconteceu a prestação de contas conduzida pelo Assessor para Assuntos Contábeis, Senhor Adilson Backtold (Klein Contabilidade) que apresentou as peças contábeis que compõem o balanço financeiro do exercício de 2018 da entidade, seguido do parecer dos senhores integrantes do Conselho Fiscal da Fetiesc que opinaram pela total aprovação das contas, “concluímos que não há irregularidades na prestação de contas” conforme leitura do parecer à Diretoria do conselheiro Edvino Holz.

Conforme solicitação do Departamento Químico e Departamento Têxtil, a Fetiesc contratou uma empresa para aplicar uma pesquisa com os trabalhadores e trabalhadoras da base, e os resultados foram apresentados pelos pesquisadores Edson Kolosque e Márcio Cruz da empresa de Assessoria e Consultoria – Usina Ideias e Projetos Ltda.

O Advogado especialista em Previdência Social, Dr. Matusalem dos Santos, deu um panorama geral sobre como a reforma acontece na prática e ainda comentou que existem várias especificidades em cada caso, por isso, orienta que os trabalhadores procurem ajuda especializada para saber qual o melhor momento de solicitar o aposento.

O Assessor de Formação Prof. Sabino Bussanello, apresentou uma retrospectiva de todos os trabalhos desenvolvidos pela Fetiesc sobre terceirização, as reformas trabalhista e previdenciária, inserção das mulheres e jovens no movimento sindical, custeio do movimento sindical, saúde e segurança da classe trabalhadora, inserção do movimento sindical na política, dentre outros. Em sua explanação, o Prof. Sabino apresenta o slogan da Fetiesc que será trabalhado em todas as ações durante o ano de 2020, chamado “Fetiesc em ação: fortalecendo o sindicato pela base”.

Os Assessores Jurídicos da Fetiesc, Dr. Jairo Leandro Luiz Rodrigues e Dr. André Bevilaqua esclareceram dúvidas sobre a Medida Provisória 905 da “Carteira de Trabalho Verde e Amarela” e também sobre as dificuldades para realizar o registro no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), onde a Fetiesc se colocou à disposição para realizar o cadastro para os sindicatos que estejam com dificuldade.

67 anos de luta ao lado da classe trabalhadora

Nesta data a Fetiesc completa 67 anos, e para comemorar, ofereceu um jantar de confraternização para os dirigentes dos sindicatos filiados à entidade, embalados pelo músico e cantor Luciano Rocha.

A cerimônia foi prestigiada por Ramon Fernandes – Diretor na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina representando Governador de Santa Catarina Carlos Moisés (PSL), pelo Deputado Federal Pedro Uczai (PT), por Marcelo Quirino Goulart – Assessor do Deputado Estadual de Santa Catarina Fabiano da Luz (PT), a Secretária da Mulher da CNTI – Sônia Maria Zerino da Silva, a Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso do Sul (FTIMS) – Cleonice Bortolli, o Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Calçado e do Vestuário do Rio Grande do Sul (Feticvergs) – João Nadir Pires, a Presidente do Sindicato das Costureiras de Cianorte no Paraná (Sindcost)  – Elizabete Alves de Matos, o Presidente do Departamento Têxtil da Fetiesc Valmor de Paula e o Presidente do Departamento Químico da Fetiesc Ednaldo Pedro Antonio.

O Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini faz uma reflexão sobre o a conduta da entidade nestes 67 anos “A Fetiesc já passou por muitos momentos difíceis em suas seis décadas de existência. Já enfrentou autoritarismo na ditadura militar, grandes crises econômicas e desemprego em massa, mas nunca desistiu ou se curvou aos ataques sofridos, enfrentando às adversidades com a unidade e comprometimento dos sindicatos e dos trabalhadores que compõem a sua base”.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc