Fetiesc

Fetiesc realiza 19º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora

No dia 08 de março, após dois anos da última edição, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) retomou o seu maior evento voltado às mulheres, o Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora.

O Encontro das Mulheres Trabalhadoras e demais eventos formativos foram adiados por dois anos após os diversos ataques dos governos ao movimento sindical e a classe trabalhadora. Esta edição teve a participação de 80 mulheres. O destaque do Assessor de Formação Prof. Sabino Bussanello é que nesta edição “Priorizamos por qualidade na participação das mulheres neste ano, realizamos oficinas regionais de formação e a partir daí, recebemos as inscrições. Dentre nossos objetivos queremos mobilizar as mulheres para participar dos processos eleitorais sindicais e partidários para que defendam as suas bandeiras de luta”.

O encontro teve como tema principal “A inserção da mulher trabalhadora na política sindical e partidária” com a palestra Dra. Simone Lolatto que é Graduada e Mestre em Serviço Social, Doutora em Ciências Humanas e Militante Feminista. Neste evento, a Fetiesc teve como objetivos debater a importância da participação das mulheres nos espaços sindicais e partidários; diagnosticar os principais problemas e desafios vividos pelas mulheres trabalhadoras na vida sindical e partidária; analisar as razões da baixa participação das mulheres na luta sindical e partidária; elaborar diretrizes e propostas de ação para a inserção das mulheres nos espaços sindicais e partidários e mobilizar as mulheres para participar dos processos eleitorais sindicais e partidários.

O Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini comenta sobre o encontro “Nosso evento foi um sucesso, nossos objetivos com a formação sindical foram cumpridos. Queremos cada vez mais empoderar as mulheres para que elas ocupem os espaços de poder para que possam defender e conquistar pautas importantes para as todas as mulheres deste país”.

Apesar das mulheres serem a maioria da população brasileira e do eleitorado, são a minoria nos espaços de poder, para Dra. Simone Lolatto “não existe uma causa única para que as mulheres não ocupem em maior quantidade os espaços de poder, são fatores determinantes históricos como a sobrecarga de trabalho na esfera privada com os cuidados com a família, os filhos, pessoas adoecidas, as tarefas domésticas que ainda recaem muito sobre as mulheres que acabam não tendo tempo para o envolvimento em outras coisas”. Para Simone Lolatto, uma das formas de potencializar a participação das mulheres nos espaços de poder, na política e no movimento sindical é realizar eventos de formação como o Encontro da Mulher “uma das frentes é realizar eventos como este, reunir as mulheres, potencializar os debates, as conversas entre si, o entrelaçamento e a união das mulheres para refletir e buscar alternativas. Outra questão importante também é mudar a consciência e as atitudes dos homens, ter nos homens parceiros desta luta porque quando uma sociedade avança nos direitos das mulheres, avança para toda a sociedade e não somente para as mulheres. Uma sociedade mais livre, mais justa, mais igualitária vai ajudar homens e mulheres”.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc