Fetiesc

28 de abril como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

Pela Saúde e Segurança no Trabalho

Um dia em memória de todos os trabalhadores que adoeceram ou perderam sua vida exercendo seu trabalho. A data é marcada por eventos, palestras e as mais diversas manifestações da sociedade para alertar trabalhadores, empregadores e instituições sobre a importância da saúde e segurança de toda a classe trabalhadora.

Em 2020, diante da pandemia do covid-19, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), tem como tema o combate ao coronavírus que é uma doença infecciosa e já está presente nos locais de trabalho. Existe uma grande preocupação com a saúde dos trabalhadores que se aglomeram dentro das indústrias e nos postos de trabalho, que precisam garantir o pão de cada dia para sua família. Para uma grande fatia da sociedade, ir ao trabalho não é uma questão de escolha, e sim uma necessidade.

O home-office tornou-se uma realidade na emergência de saúde global em que vivemos, mas existem diversos setores que esta modalidade não é possível, por isso, a adoção de práticas seguras no local de trabalho são essenciais para que os trabalhadores mantenham-se saudáveis e sem riscos de contrair o covid-19. Desta forma, o serviço de saúde e segurança nas empresas torna-se essencial para conscientizar os trabalhadores sobre a importância da utilização das máscaras e álcool gel, higienização adequada das mãos e manter a distância em todos os locais.

Portanto, em 2020, lutamos pela manutenção dos empregos e salários dos trabalhadores em locais de trabalho seguros para que essa pandemia faça menos vítimas com a perda do seu ganha pão ou de vidas.

É importante lembrar que a Fetiesc possui a Secretaria da Saúde que desenvolve ações importantes como o Movimento em Defesa da Vida, Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora (MOVIDA) que reúne milhares de pessoas em um ato público, geralmente no dia 28 de abril, para alertar a população dos dados alarmantes de doenças e acidentes de trabalho. Paralelo ao ato, realiza também audiências públicas, palestras e reuniões para debater o tema e encontrar soluções para a redução drástica de trabalhadores acidentados, doentes e até que perdem a vida.

Se você puder ficar em casa, fique.

webmaster

webmaster