Fetiesc

Fetiesc realiza primeira webinar com Desembargador do TRT4 Dr. Marcelo DAmbroso

Nesta quinta-feira (27), a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) realizou sua primeira webinar – palestra por videoconferência – gratuita e aberta ao público. O expositor foi o Excelentíssimo Desembargador Dr. Marcelo DAmbroso, do TRT da 4ª Região – RS. Esta foi uma das  formas de se adequar ao momento crítico da pandemia, utilizando-se da tecnologia para dar andamento às ações de formação sindical e atuação da entidade, sem colocar a saúde dos participantes em risco, conforme orientações da OMS.

O Desembargador Dr. Marcelo DAmbroso explanou sobre as Perspectivas do Trabalho, do Movimento Sindical e da Justiça do Trabalho Pós-pandemia, onde fez uma análise sobre o atual cenário brasileiro e  sobre a omissão do Estado na crise sanitária: “não há uma renda mínima para manter os desempregados e mais necessitados neste período de pandemia, como também não existe acesso a crédito para que os micro e pequenos empreendedores sobrevivam” e enfatiza “esta omissão é intencional e orquestrada. Quando você tem uma quantidade grande de pessoas sem acesso à renda, elas se juntam por necessidade ou desespero aos movimentos que pedem a retomada total das atividades, mesmo diante dos riscos da pandemia do covid-19, o que só interessa ao grande capital”. O palestrante ainda destaca que os bancos deveriam pagar a conta neste momento, mas que a realidade é outra “os trabalhadores estão pagando com o desemprego, com a redução dos salários, as diversas inconstitucionalidades das medidas provisórias e com suas vidas com a falta de investimentos no SUS”.

O Presidente da Fetiesc Idemar Antonio Martini reforça a importância do papel do movimento sindical para mudar os rumos da sociedade brasileira “Os sindicalistas são representantes oficiais da classe trabalhadora, e somente com a participação ativa do movimento sindical poderemos criar leis voltadas para as bandeiras de luta da classe trabalhadora” e completa “essa representação pode ser municipal, estadual e até federal só não podemos nos ausentar destes espaços que são a nossa única forma de combater o neofascismo e tudo de ruim que ele causa na sociedade”. Martini agradece a participação de todos “fico extremamente feliz em ter essa grande parceria primeiramente com o Desembargador Dr. Marcelo DAmbroso que está sempre conosco, compartilhando seus estudos e sua experiência com muita didática e brilhantismo. Agradeço  também aos nossos dirigentes sindicais, assessores e parceiros que estiveram presentes nesta webinar que será a primeira de muitas”.

O Presidente festeja o sucesso da primeira webinar com a participação aproximada de 100 pessoas em torno de 55 entidades sindicais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A Fetiesc disponibilizará o material aos interessados, basta solicitar no financeiro2@fetiesc.org.br e em breve divulgaremos novas webinars.

webmaster

webmaster