Fetiesc

Fetiesc realiza webinar sobre a previdência social na atualidade

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc), realizou uma webinar – palestra por videoconferência – gratuita e aberta ao público nesta quarta-feira (29) às 10h. O expositor Advogado Especialista em Direito Previdenciário Dr. Matusalém dos Santos falou sobre a Previdência Social na atualidade e o que mudou com a pandemia do covid-19.

A reunião teve a presença dos sindicatos filiados à Fetiesc, do Sindicato das Costureiras de Cianorte/PR (Sindcost), da Diretoria Executiva da Fetiesc – Presidente Idemar Antonio Martini, Secretário Geral Landivo Fischer e Tesoureiro Lorenzo Cheli Netto, dos Assessores Jurídicos da Dr. André Bevilaqua e Dr. Jairo Leandro Luiz Rodrigues e também de trabalhadores e Assessores Jurídicos da entidades.

O Presidente da Fetiesc Idemar Antonio Martini comenta sobre a webinar “muitas coisas mudaram com a pandemia, inclusive com a Previdência Social, e por isso, é muito importante que os dirigentes sindicais tenham conhecimento das mudanças para instruir a classe trabalhadora com o que há de novo no momento para prestar esclarecimentos e encaminhar aos Advogados Trabalhistas para garantir que não perderão seus direitos”.

O Advogado Matusalém dos Santos comenta que muitos trabalhadores perderam seus empregos na pandemia e que profissionais autônomos diminuíram sua receita e em ambos casos, pararam de contribuir mensalmente com o INSS por dificuldades financeiras. Matusalém alerta “quando o trabalhador deixa de contribuir com a Previdência Social por um determinado período, ele pode perder a qualidade de segurado, ou seja, deixa de ter acesso aos benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente e auxílio-suplementar”. Outro ponto destacado pelo Advogado Matusalém, é que se entende que os trabalhadores que tiveram seus contratos suspensos durante alguns meses, em virtude da pandemia, não possuíram salário e renda e desta forma não houve contribuição ao INSS.

A Fetiesc dará continuidade à agenda de webinars gratuitas e abertas ao público em geral sobre diversos assuntos ligados à classe trabalhadora. Fique ligado!

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc