Fetiesc

Não há consenso entre as partes na negociação Fetiesc x Fiesc

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 29 de outubro de 2020, a segunda rodada de negociação, realizada por videochamada, da base inorganizada representada pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) e pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) com data-base 1º de agosto.

O Secretário Geral da Fetiesc Landivo Fischer e os Assessores Jurídicos Dr. Jairo Leandro Luiz Rodrigues e Dr. André Bevilaqua representaram os trabalhadores e o patronal esteve representado pela advogada Dra. Maria Antonia Amboni, Francielle dos Santos, Marielle Ouriques Torquato e Jomara Cado Bessa.

O Secretário Geral da Fetiesc Landivo Fischer ressaltou a importância de fechar a convenção coletiva de trabalho “é uma situação muito delicada, os trabalhadores necessitam da reposição das perdas dos últimos 12 meses para recuperar seu poder aquisitivo, por isso, precisamos encontrar uma solução para que o trabalhador não seja prejudicado”.

O Assessor Jurídico Dr. André Bevilaqua comenta sobre o impacto sofrido pelos trabalhadores com a inflação “os gastos com os artigos de primeiras necessidades representam 60% do salário de quem tem baixa renda, o aumento dos alimentos têm grande impacto no poder de compra do trabalhador que precisa repor suas perdas”. O Assessor Jurídico Dr. Jairo Leandro Luiz Rodrigues salienta que as empresas estão suspendendo os acordos da MP 936 “percebemos que a indústria está recuperando seu fôlego, pois estão suspendendo os contratos de trabalhadores que estavam com redução de jornada e salários ou suspensão. Isso significa também que há uma recuperação da economia”.

O rol de reivindicações foi debatido amplamente pelas duas partes para garantir melhorias nas cláusulas econômicas e sociais. Não houve consenso entre as partes para o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho, e uma nova rodada de negociação acontecerá no dia 13 de novembro às 9h também videochamada.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc