Fetiesc

SC segue com 12 regiões com risco grave para Covid-19; secretário de Saúde avalia cenário

Santa Catarina segue com 12 regiões com nível de risco grave e quatro com risco alto para coronavírus, aponta o novo mapa atualizado semanalmente pelo Governo do Estado. A atualização foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na manhã desta quinta-feira (15). Para o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, o cenário apresenta “certa estabilidade”, mas com “sinais de alerta”.

Em relação à semana passada, duas regiões tiveram mudanças no mapa de risco. A região do Alto Vale do Itajaí, que estava com risco grave, melhorou a situação e passou para o risco alto. Já a Serra Catarinense piorou a situação, passando do nível de risco alto para o grave. As demais regiões continuaram com a mesma classificação da semana anterior. O mapa leva em conta dados de transmissibilidade do vírus, leitos vagos e aumento de casos ativos.

— Essa é a terceira semana que estamos utilizando a ‘recalibragem’ da matriz, e ela mostra claramente o quão evoluímos, ela se tornou mais sensível. Quando se percebe pelos números que os casos estão aumentando, eles se refletem diretamente na classificação de risco, como aconteceu na Serra e no Alto Vale, em caminhos opostos. A transmissibilidade é uma das questões que se leva muito em consideração, e isso está sendo mostrado claramente no mapa, é uma certa estabilidade, mas mostrando sinais de alerta — avaliou o secretário André Motta Ribeiro, em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, nesta quinta.

Ouça:

Fonte: NSCT

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc