Fetiesc

Trabalhadores e sindicalistas participam do 3º módulo de formação do Fórum Sindical Sul

Mais de 100 trabalhadores e sindicalistas participaram do 3º Módulo de formação do Fórum Sindical Sul que aconteceu na noite de quinta-feira, 13 de maio de 2021, por videochamada.

A comissão organizadora é composta por representantes dos estados do Rio Grande do Sul – Ênio Klein (Presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria Artefatos de Couro do Estado do Rio Grande do Sul), Renato João Dall’Agnol (Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis do Rio Grande do Sul), João Nadir Pires (Presidente da Federação dos Trabalhadores das Indústrias do Calçado e do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul), do Paraná – Elizabete Alves de Matos (Presidente do Sindicato das Costeiras de Cianorte no PR), do Mato Grosso do Sul – Cleoni Bortolli (Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul) e Santa Catarina – o anfitrião desta edição Idemar Antonio Martini (Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina).

O advogado Dr. Cícero Vieira de Araújo (Sindcost) explanou sobre “Estratégias da Classe Trabalhadora para Manutenção e Conquistas de Direitos” juntamente com os Assessores Jurídicos da Fetiesc Dr. André Bevilaqua e Dr. Jairo Leandro Luiz Rodrigues, Dr. Eduardo Francisquetti (Feticvergs) e Dra. Laís Zandonadi (FTIMS). Os assessores jurídicos listam uma série de derrotas para a classe trabalhadora como as reformas trabalhista e previdenciária, a terceirização, a PEC 55 do teto de gastos e ressaltam que isso é reflexo direto da falta de representação no Congresso Nacional.

Os Assessores Jurídicos destacam ainda que os seres humanos se veem como indivíduos e não como seres sociais e que, desta forma, acabam deixando de fortalecer as entidades sindicais que lutam pelos seus direitos. E ainda, segundo os advogados, a melhor forma para lidar com a apatia da classe trabalhadora é realizando trabalho de base na porta das fábricas, utilizar melhor os meios de comunicação, discutir ideias nas assembleias ouvindo a voz do trabalhador e mais importante do que isso, agir de forma ativa e se antecipar nas estratégias.

Na próxima quinta-feira, 20 de maio de 2021, acontecerá a aula de aprofundamento deste módulo onde os participantes poderão debater com mais tempo o tema tratado no módulo desta semana.

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc