Fetiesc

8 de março – Fetiesc promove bate-papo online com Deputada Estadual Luciane Carminatti

O Dia Internacional da Mulher é uma data que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970 e simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens.

A Secretaria da Mulher da Fetiesc promoveu um bate-papo online com a Deputada Estadual, Luciane Carminatti (PT) sobre “A Importância do 8 de março para a Organização Política das Mulheres Trabalhadoras nas Indústrias Catarinenses”. O Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini ressalta que a Fetiesc está sempre debatendo pautas das mulheres trabalhadoras “nós sabemos a importância de incentivar e de apresentar mulheres fortes e inspiradoras para que nossas trabalhadoras entendam que podem sim ocupar os espaços de poder da sociedade”.

A Deputada Luciane Carminatti inicia o bate-papo desmistificando um preconceito da luta das mulheres e do feminismo “não estamos aqui para combater os homens, mas as injustiças” e destaca que existem diversos tipos de violência além da física, como pagar menos para as mulheres que ocupam os mesmos cargos que os homens, a falta de creches que acabam tirando as mulheres do mercado de trabalho, os cargos de gerência são predominantemente ocupados por homens, entre outras.

Ainda sobre o mercado de trabalho, as mulheres são demitidas de 2 a 4 anos após retornarem da licença-maternidade, pois as mães precisam sair do trabalho para levar o filho ao médico ou ficar em casa quando ele adoece. Desta forma, Luciane comenta que “30% das mulheres são obrigadas a deixar o mercado de trabalho para cuidar dos filhos” e destaca um número alarmante “em 2021, com a pandemia foram perdidos 480 mil postos de trabalho e 462 mil demissões foram de mulheres”.

Por diversas vezes, fazem a classe trabalhadora acreditar de que a política não é um espaço que devem ocupar, e Luciane ressalta os motivos por trás deste posicionamento  “quando dizem para nós que os sindicatos não servem pra nada, é algo pensado e planejado para dividir a nossa força coletiva. E a mesma coisa acontece quando os patrões dizem o sindicato e nós não podemos participar da política, porém no parlamento quem tem mais representantes são os patrões. Por isso, temos que resgatar a importância da política, porque é ali que disputamos ideias, valores, recursos e orçamentos. Vale destacar que ¼ do orçamento é para subsídios empresariais, e para o povo, micro e pequenos empresários não sobra nada!”.

A Deputada Luciane Carminatti atualmente está em seu terceiro mandato como deputada estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Eleita com 61.271 votos para o terceiro mandato em 2018, é a mulher mais votada da história da Alesc. E alerta que é importante votar em mulheres e verificar sua trajetória e quais pautas defende, pois a participação no legislativo e no executivo deve refletir os desejos do povo.

A Secretária da Mulher da Fetiesc, Elfi Lemke agradece a participação das trabalhadoras, trabalhadores e sindicalistas no debate  e conclama pelo engajamento de todos na luta pela igualdade e respeito “Foi muito importante para as mulheres e homens, nos mostra a realidade e que devemos nos manter unidas para avançar nos desafios, tanto no combate a violência doméstica e na maior representatividade de mulheres na política. Só a luta coletiva pode melhorar os índices apresentados”.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc