Fetiesc

8 de março – Dia Internacional da Mulher

Esta é uma data para lembrarmos das lutas diárias de todas as mulheres.

A luta das mulheres trabalhadoras é uma história de perseverança, resistência e conquistas. Por séculos, as mulheres foram relegadas a papéis subalternos no mercado de trabalho, recebendo salários mais baixos, sofrendo assédio e discriminação de gênero, raça e enfrentando diversas barreiras para avançar em suas carreiras.

As mulheres trabalhadoras protagonizaram diversas lutas e movimentos em defesa de melhores condições de trabalho e de vida, a jornada de oito horas, o direito à licença-maternidade, salários iguais nos mesmos cargos, direito ao voto entre outros. Hoje, apesar dos avanços, as mulheres trabalhadoras ainda enfrentam muitos desafios. A desigualdade salarial persiste, com as mulheres ganhando em média 22% a menos que os homens pelo mesmo trabalho. As mulheres também são mais afetadas pela precarização do trabalho, pela informalidade e na realização de trabalhados essenciais e invisíveis como cuidar da casa, dos filhos e de pessoas acamadas. Algo alarmante, é o crescimento dos números de violência contra a mulher e feminicídio. Isso mostra como o machismo e a visão de “posse”, estão enraizados em nossa sociedade.

A Fetiesc sempre esteve à frente na luta pelas mulheres. Nestes 70 anos de trajetória implementamos o Departamento da Mulher, hoje Secretaria da Mulher que realiza constantemente cursos de formação, debates, rodas de conversa para tratar de temas do cotidiano das mulheres.  Nosso objetivo é inserir as mulheres trabalhadoras nos espaços de decisão da sociedade e incentivá-las a ocupar cargos de liderança para criar políticas públicas próprias voltadas à realidade da mulher brasileira.

A Secretaria da Mulher da Fetiesc luta para que os direitos das mulheres sejam garantidos e ampliados, incentiva as Diretorias dos sindicatos filiados para que tenham um número maior de mulheres, pleiteia pela inserção de cláusulas voltadas às mulheres nas convenções coletivas de trabalho e as empoderem para que ocupem os espaços de poder na sociedade.

Bandeiras de lutas

➡ Fim do assédio moral e sexual no trabalho

➡ Pela inserção das mulheres nos espaços de poder

➡ Por políticas públicas voltadas às mulheres

➡ Proteção à maternidade

➡ Por 180 dias de licença-maternidade

➡ Pelo fim de todo tipo de violência contra a mulher

➡ Pela igualdade de salários nos mesmos cargos

➡ Pelo direito de escolher sobre seu próprio corpo

➡ Punição severa aos crimes praticados contra as mulheres

#MulheresNaLuta #8DeMarço #DiaDasMulheres

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc