Fetiesc

Fetiesc prestigia primeira regional das mulheres

No mês de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, e tornou-se também, um mês símbolo das conquistas das mulheres. Por isso, a Secretaria da Mulher da Fetiesc juntamente com os sindicatos filiados, organizaram um calendário de encontros regionais com as mulheres trabalhadoras.

No domingo, 05 de março, aconteceu a regional no sul do estado na cidade de Criciúma, na sede do STI Plásticas e Químicas de Criciúma.  A roda de conversa foi realizada no domingo pela manhã e teve a participação de 60 mulheres trabalhadoras que conversaram sobre a realidade das mulheres trabalhadoras na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

No dia 05 de junho, o STI Plásticas e Químicas de Criciúma completa 40 anos, e o Presidente Carlos de Cordes comenta que esta roda de conversa com a Profª Dra. Giani Rabelo (Unesc) já faz parte da comemoração e alerta em sua fala sobre os dados de feminicídio “a cada três dias uma mulher é vítima de feminicídio e Santa Catarina faz parte desta estatística, por isso o sindicato está proporcionando esse debate porque as mulheres tem que se integrar à luta sindical e ocupar os espaços de poder na sociedade”.

A Prof. Giane “revisitou e reconstruiu aspectos da história das mulheres”, destacando a importância de olharmos o dia 08 de março como um processo histórico de lutas, conquistas e comemorações. Porém, nada caiu do céu, o combate ao machismo, ao autoritarismo e toda forma de preconceito fez parte do imenso esforço coletivo do movimento feminista e do conjunto das mulheres trabalhadoras no mundo. É importante, continua a professora, tirarmos da invisibilidade esse conjunto de lutas que resultaram em muitos direitos como, por exemplo, a democracia e o voto, bem como a luta por melhores condições de vida, de trabalho e salários.

O Assessor de Formação Prof. Sabino Bussanello “esse momento de reflexão das mulheres trabalhadoras da Fetiesc colocam na ordem do dia a importância estratégica de enfrentarmos coletivamente os desafios vividos e sentidos pelas mulheres como as desigualdades salariais, os diversos tipos de preconceitos e discriminações, assédio moral e sexual criando políticas públicas e mecanismos políticos de superação de tais absurdos ainda presentes no cotidiano”.

O Presidente da Fetiesc Idemar Antonio Martini enfatiza na importância da participação das mulheres nos espaços de decisão e também, sobre a responsabilidade do movimento sindical em propiciar oportunidades de debates para as mulheres, a exemplo das regionais. E por fim, reforça “Não teremos uma sociedade democrática sem construirmos as condições de igualdade entre homens e mulheres na sociedade”.

Próximas regionais:

11 de março – Encontro Regional das Mulheres em São Bento do Sul | Tema: Ações efetivas de combate ao feminicídio

11 de março –  Encontro Regional das Mulheres em Chapecó/Saudades | Tema: Conquista da Mulher nos espaços da sociedade

16 de março – Encontro Regional das Mulheres em Campos Novos |

17 de março – Encontro Regional das Mulheres em Timbó Tema: Ações efetivas de combate ao feminicídio

25 de março – 21º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora da Fetiesc Tema: “A Inserção e participação das mulheres trabalhadoras na luta sindical e política partidária”.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc