Fetiesc

Fetiesc realiza 21º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) realizou neste sábado, 25 de março de 2023, a 21ª edição do Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora da Fetiesc, na sede da entidade, em Itapema.

No mês de março, foram realizados cinco encontros regionais que reuniram mais de 900 mulheres trabalhadoras de todo o estado onde foram tratados temas extremamente importantes como o feminicídio, a violência física, moral e sexual, a inserção das mulheres na política e nos espaços de poder da sociedade, saúde da mulher, a dupla e tripla jornada; dentre outros.

O 21º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora reuniu cerca de 150 mulheres trabalhadoras e tratou do tema “A inserção e a participação das mulheres trabalhadoras na luta sindical e partidária”. O encontro foi abrilhantado com a presença da companheira Deputada Federal Ana Paula Lima (PT), da Vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) e da Professora Vanessa da Rosa (PT).

A Deputada Federal Ana Paula Lima (PT) prestigiou o encontro e falou sobre a mulher na política e nos espaços de poder e de como é difícil ser respeitada e valorizada em uma sociedade extremamente machista. A Deputada ainda elogia o trabalho desenvolvido pelo Presidente da Fetiesc “se tem um incentivador do empoderamento das mulheres, é o Martini, sempre nas lutas sindicais e nos provocando a trabalhar, e isso é muito bom”.

A Vereadora Giovana Mondardo, falou sobre a lógica perversa da sociedade que desvaloriza o trabalho das mulheres, inferioriza os seus salários, dificulta a sua entrada nos espaços de poder e decisão. E ainda levanta uma reflexão “as mulheres servem para fazer campanha, conseguir votos, mas a política é um espaço majoritariamente masculino e nós estamos quebrando barreiras, sofrendo violência política e lutando contra um sistema que ainda julga as mulheres eleitas pela sua aparência, forma de falar e agir, ao invés, da sua capacidade”.

A Professora Vanessa da Rosa fez um resgate histórico da trajetória das mulheres na política e dos diversos tipos de violência contra a mulher. Ainda destacou que o número de candidatas aumentou, mas que somente 18% das assembleias do Brasil são compostas por mulheres, menos da metade do mínimo exigido. “As mulheres negras são ainda mais apagadas na política, se formos analisar o perfil dos políticos hoje em dia, na sua grande maioria são homens e brancos” e enfatiza “temos que votar em mulheres e aumentar a nossa representatividade para lutarmos contra qualquer tipo de opressão”.

A Secretária da Mulher da Fetiesc, Elfi Lemke enfatiza sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria “é um trabalho árduo mas muito recompensador, nós nunca desistiremos de incentivar as mulheres e de combater qualquer tipo de violência”.

Para o Presidente da Fetiesc Idemar Antonio Martini comenta que a estratégia proposta pela Fetiesc é muito importante para encorajar as mulheres a ocuparem todos os espaços na sociedade “há 26 anos nós desenvolvemos trabalhos voltados às mulheres e reforçamos ano após ano sobre a importância de termos mulheres nos espaços de decisão” e completa “temos mulheres hoje aqui neste auditório que são presidentas de sindicatos e que foram incentivadas pela Secretaria da Mulher da Fetiesc” e agradece “quero agradecer imensamente aos sindicatos que realizaram os encontros regionais por todo esforço para mobilizar as mulheres e pela superação financeira e dedicação para estar conosco aqui neste grande encontro que ao todo reuniu mais de 1.000 mulheres durante o mês de março”.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc