Fetiesc

ANIVERSÁRIO: SITRIPEL celebra os 34 anos e se mantém na defesa da classe trabalhadora

O marco da luta da categoria se deu em 2014, com a vitória dos trabalhadores da categoria

Neste domingo (04/06) dirigentes e associados ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel, Papelão, Cortiça, Áreas de Reflorestamento, Distribuidoras de Papel de Higiene e Limpeza, Químicas, Farmacêuticas e de Material Plástico de Campos Novos (SITRIPEL), celebram os 34 anos da instituição. 

Atualmente o SITRIPEL se mantém na defesa de aproximadamente 600 trabalhadores da ativa, destes 450 são associados. Também conta com 117 aposentados  que continuam sócios.

Nesta data festiva, o presidente Jocil Pereira destaca como o marco das principais lutas de todos esses anos foi em relação aos Turnos Ininterruptos de Revezamento. “Hoje”, explica, “existem três turmas trabalhando e uma de folga. A escala de revezamento é seis dias trabalhados por dois dias de folga, sendo os horários laborados os seguintes: das 6h às 14h20min, das 14h20min às 22h40min e das 22h40min às 6h”. 

No entanto, no ano de 2014, após várias negociações, a direção da empresa não aceitou a proposta dos trabalhadores e implementou o horário fixo. “Após várias assembleias foi tirado estado de greve onde foi feito um movimento em frente a portaria da empresa com vários companheiros sindicalistas do estado. A empresa, vendo o movimento, mudou a rota de ônibus, não passando pela portaria. Os trabalhadores desembarcaram dos ônibus no setor de produção e vieram todos até a gente. Foi orientado para que retornassem ao trabalho e no próximo dia haveria uma assembleia para implantação da greve. No mesmo dia, ao final da tarde, o RH da empresa ligou para o sindicato propondo uma reunião para discutir a renovação do acordo. Foi negociado o acordo, conforme a proposta feita pela entidade sindical”, comemora Jocil Pereira.

Diante das importantes conquistas acumuladas nessas três décadas, Pereira afirma que uma Convenção Coletiva de Trabalho, que represente os direitos dos trabalhadores, melhores condições de trabalho e salários é de suma importância para o movimento sindical.

Ao avaliar as perspectivas para o futuro do sindicato, Jocil Pereira faz votos de que “Continuemos na luta em defesa da classe trabalhadora, uma Convenção Coletiva de Trabalho justa e digna, fim do assédio moral e sexual nas empresas, que todos os trabalhadores tenham um salário justo e de igualdade entre homens e mulheres, onde o mérito seja reconhecido”.

HISTÓRIA – O SITRIPEL foi fundado em 04 de junho de 1989. Inicialmente funcionava num espaço dentro da própria empresa; depois foi cedida uma pequena casa na vila, nas imediações da empresa. Posteriormente funcionou na sede do município, em local já adquirido pelo sindicato. Em 25 de agosto de 1999, o SITRIPEL  negociou outra sede própria com a venda da anterior, no centro da cidade. 

Num terreno de cerca de 836m², a sede atual dispõe de uma área de lazer, cancha de bocha, mesa de sinuca, salão de festas utilizada diariamente pelos associados, auditório equipado para cursos e treinamentos, uma sala usada para entrega de cestas básicas, uma sala alugada e três salas de escritório e uma cozinha equipada.

Tem como marca dar brindes aos seus associados em comemoração ao Dia do Trabalhador e Natal, bem como doação de Material Escolar aos estudantes associados e seus dependentes, convênio odontológico (ajuda de custo de 60% para o tratamento dos associados e seus dependentes), além de outros convênios de desconto com o comércio local; bem como oportuniza informações para assegurar os direitos de todos os seus associados.

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc