Fetiesc

Paim assinala reivindicações sindicalista

Em pronunciamento nesta segunda-feira (2), o senador Paulo Paim destacou que o movimento sindical hoje atua em três eixos: pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais; pelo fim do fator previdenciário , que reduz o valor das aposentadorias; e pela criação de uma política de reajuste dos aposentados e pensionistas que garanta um crescimento real para o benefício, e não somente o da inflação, nos moldes da atual política do salário mínimo.

Autor da proposta de emenda constitucional que reduz a jornada de trabalho para 40 horas semanais, Paim destacou que as reivindicações do movimento sindical foram reiteradas em sessão solene realizada na manhã de ontem, em Plenário, pela passagem do Dia do Trabalhador, comemorado no último domingo.

O senador lembrou que o 1º de Maio é celebrado em todos os continentes, reverenciando a memória dos operários que foram executados no Estados Unidos, em meados do século de 1800, depois de responderem a processo sumário por liderarem greve em que reivindicavam redução da jornada de trabalho, o fim do trabalho escravo e do trabalho infantil. Desde então, ressaltou Paim, o 1º de Maio é comemorado em todos o mundo por manifestantes que exigem melhores condições de trabalho.

Paim relembrou ainda as greves ocorridas no ABC paulista, no final dos anos 70, sob o comando de Luiz Inácio Lula da Silva. Nessa época, Paim estava à frente do Sindicato de Metalúrgicos de Canoas (RS) e presidia a Central Estadual de Trabalhadores do Rio Grande do Sul.

Fonte: Agência Senado
Copilado de Informativo CNTI de 03.05.2011
Comunicacao

Comunicacao