Departamento Químico avalia as Negociações Coletivas, em 2011
O Departamento Químico da Fetiesc realizou sua penúltima reunião de 2011, na manhã do dia 3 de outubro, no Centro de Educação Sindical, quando foi feito um balanço sobre o resultado das negociações coletivas de trabalho, que contemplaram os trabalhadores do setor, no estado, com 8% de reajuste salarial, em geral, e de 9,2% para o Piso Salarial, passando para R$ 761,20. Seis entidades sindicais do setor Químico, filiadas à Fetiesc, desencadearam a campanha unificada. “Tivemos uma boa negociação, claro que o resultado não foi o esperado, mas entendemos que encaminhar dissídio coletivo não seria o momento”, comentou o presidente do Departamento Químico e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Plásticos de Biguaçu (Sintiplabi), companheiro Sérgio Ribeiro. “A unidade prevaleceu e isso é o mais importante”, complementou. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Plásticos de Brusque (Sintiplasqui), companheiro Ednaldo Pedro Antônio, destacou que, com os 8% de reajuste (que representam 1,5% de ganho real), “foi fechada a melhor negociação salarial, entre todas as categorias, em Brusque e Região”.
Mudança de data-base
Os trabalhadores do setor Químico e Plástico de Criciuma e Região aprovaram a pauta de reivindicações para a Campanha Salarial em uma série de seis assembleias gerais, realizadas durante a última semana de setembro, e que inclui reajuste de 100% do INPC, mais 7% de aumento real de salário. O presidente do Sindicato, companheiro Carlos De Cordes, o Dé, lembrou que o Sindicato patronal do setor reivindica há alguns anos a alteração da data-base da categoria, de novembro para junho de cada ano. “Porém, os trabalhadores rejeitaram o pedido durante as assembleias, aprovando, no entanto, a mudança para o mês de agosto. “Para a Fetiesc, inclusive, seria excelente a mudança para agosto porque unificaria definitivamente as campanhas salariais do setor químico de SC”, comentou o presidente da Fetiesc, companheiro Idemar Antônio Martini. Outro Sindicato que luta para alterar a data-base, do mês de abril para o mês de agosto, é o dos Trabalhadores Químicos de Joinville e Região (Sindiquímicos), presidido pelo companheiro Geraldo Vieira Lopes.
CNTQ
No dia 3 de novembro acontece na Fetiesc o Seminário Unificado dos Sindicatos de Trabalhadores do Ramo Químico do Sul do País. O Encontro deve reunir dirigentes sindicais do RS, PR, MS, além de SC, para debater os estatutos da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico), a política e organização atual da CNTQ e o plano estratégico de ação da entidade.