Fetiesc

Acidente de Trabalho – Idemar Martini representa a CNTI no TRT

Idemar Martini representa a CNTIem assinatura de Protocolo no TRT

O presidente da Fetiesc, Idemar Antônio Martini, representou a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), durante a assinatura do Protocolo de Intenções do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, realizada na tarde do dia 30 de outubro, na presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, desembargadora Gisele Pereira Alexandrino. No mesmo ato estiveram representantes da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB, o vice-presidente do TRT 12ª Região, desembargador Garibaldi Tadeu Pereira Ferreira, e a secretária da Mulher da Fetiesc, Elfi Hiller.

“Entre os temas de maior importância do Programa de Prevenção dos Acidentes de Trabalho está a questão educativa, conscientizar para evitar as doenças e os acidentes”, reiterou a presidente do TRT, Gisele Alexandrino, que esteve no ato Público do dia 28 de abril, promovido pelo Movida (Movimento em Defesa da Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora) e em homenagem às vítimas de doenças e acidentes de trabalho. O ato, realizado anualmente, aconteceu em Florianópolis e foi o primeiro em que o Tribunal esteve representado. “A té então os Tribunais tinham uma atitude passiva em relação a esse problema, que diz respeito à vida, atuávamos para reparar o dano. Agora, o assunto vem à tona, com ações para reverter o quadro”, comentou a desembargadora.

O presidente da Fetiesc agradeceu a iniciativa do Tribunal: “A CNTI vê o Programa com bons olhos, especialmente porque assim os Tribunais Superior e Regional do Trabalho estarão mais próximos da sociedade”, disse Martini, que é Secretário Regional da Confederação, em Florianópolis. Em princípio, as entidades signatárias do Programa farão sugestões para serem debatidas e seguidas pelas empresas, classe trabalhadora e poderes públicos, no combate às doenças e aos acidentes de trabalho. Às 9 horas do dia 26 de novembro  acontece uma Audiência na Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de SC (Fiesc), quando serão coletadas novas assinatura de adesão ao Programa Trabalho Seguro.

O que é o Programa

O Programa Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Desse modo, o principal objetivo do programa é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos.

O Programa volta-se a promover a articulação entre instituições públicas federais, estaduais e municipais e aproximar-se aos atores da sociedade civil, tais como empregados, empregadores, sindicatos, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), instituições de pesquisa e ensino, promovendo a conscientização da importância do tema e contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho. Conclama-se, assim, a permanente participação de empregados, empregadores, sindicatos, instituições públicas, associações e demais entidades da sociedade civil para tornarem-se parceiros do Programa Trabalho Seguro e unir forças com a Justiça do Trabalho para a preservação da higidez no ambiente laboral.

(Fonte: Equipe Executiva do Programa Trabalho Seguro).
Comunicacao

Comunicacao